quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Feedback pode ser momento difícil para chefe e funcionário; veja dicas

Opiniões sobre desempenho são importantes para evolução, diz coach.
Ambas as partes devem agir com maturidade para melhorar com críticas.

Do G1, em São Paulo

 
 
Hoje, a tendência é que o feedback seja feito de forma individualizada, diz coach (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Ouvir um elogio é sempre o que um profissional espera, no entanto, no ambiente de trabalho, as críticas costumam ser mais comuns, mas contribuem para o autoconhecimento e evolução, de acordo com a coach Fabiana Kocho. Para ela, o feedback é uma ferramenta importante na rotina de líderes e liderados. “Vale mais receber um feedback negativo do que não ouvir nenhum comentário”, diz. Fabiana afirma que os colaboradores precisam se aproximar dos chefes e pedir opiniões a respeito das práticas diárias, pois são fundamentais para o desenvolvimento.

Ainda assim, o feedback é cercado de temores. Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard, para 4 entre 10 pessoas, ele não serve para nada. Esses resultados, para Fabiana, são preocupantes e se devem aos retornos coletivos aplicados no passado. “Todo julgamento gera desconforto. Hoje, a tendência é que o feedback seja feito de forma individualizada”, diz.

As três reações mais comuns entre os profissionais ao receberem uma opinião dos chefes são a negação, o desmerecimento do executor e a concordância com tudo o que está sendo falado
 
A coach explica que, em geral, as três reações mais comuns entre os profissionais ao receberem uma opinião dos chefes são a negação, o desmerecimento do executor e a concordância com tudo o que está sendo falado. No entanto, é preciso agir com maturidade para evoluir a partir das críticas recebidas. Na opinião de Fabiana, a primeira atitude a se tomar deve ser, simplesmente, ouvir. Depois, a dica é processar a mensagem corretamente para, no futuro, melhorar o desempenho.

Por outro lado, aos líderes que aplicam feedback a coach sugere o mesmo amadurecimento profissional. Além de demonstrar respeito, os chefes precisam escolher os momentos corretos para iniciar esse tipo de conversa, bem como levar os liderados a pensar nas consequências de suas atitudes.

Dicas para quem recebe feedback:
- Respire fundo e, inicialmente, apenas ouça.
- Deixe a mensagem chegar e processe-a corretamente para melhorar seu desempenho.
- Não leve o feedback para o lado pessoal.
- Não desperdice a oportunidade de se desenvolver.
- Busque outras pessoas para obter mais opiniões, porém, seja neutro nas suas escolhas.

Dicas para quem aplica feedback:
- Escolha o melhor momento do dia para aplicar feedback em seus liderados individualmente.
- Inclua fatos à sua fala.
- Evite nomes/omita os sujeitos.
- Expresse seus sentimentos diante das situações.
- Faça o seu liderado pensar nas consequências de suas atitudes.
- Peça sugestão sobre o que pode ser feito, fazendo o outro pensar, assim, você contribuiu para o crescimento dele.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

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