terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Guia do INSS dá dicas para pedir auxílio, pensão e aposentadoria

Conheça os benefícios do INSS e proceder em cada uma das situações.
Aposentados e pensionistas têm até esta terça para comprovar vida.

Anay Cury Do G1, em São Paulo

 Aposentado tem até hoje para 'prova de vida' no INSS; veja o guia do G1 (Editoria de Arte/G1)

Quem paga ao longo da vida uma parte de seus salários à Previdência Social vai garantir uma renda quando se aposentar. Mas nem todo trabalhador tem direito ao mesmo benefício ou ao mesmo serviço. Por isso, é importante que o segurado saiba como agir para garantir seus direitos.

Os atuais aposentados e pensionistas do INSS que ainda ainda não fizeram a comprovação de vida e a renovação da senha têm até esta terça-feira (30) para realizar o procedimento na rede bancária. Caso contrário, o benefício será suspenso.

A prova ou comprovação de vida é um procedimento operacional de conferência e validação dos dados do aposentado/pensionista. Após a atualização de todas as informações, é recebida uma nova senha. Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito anualmente.

Guia do INSS
Para apresentar as principais características do que é oferecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o G1 teve a ajuda de três advogadas especializados em Previdência: Marta Gueller, professora de direito previdenciário e direitos humanos da Escola Paulista de Direito e sócia do escritório Gueller, Portanova e Vidutto Sociedade de Advogados em parceira com o Instituto PRO BONO; Gabriella Nudeliman Valdambrini, do Rayes & Fagundes Advogados Associados, e Beatriz Rodrigues Bezerra, do Innocenti Advogados Associados.

Antes de pedir qualquer benefício, é preciso agendar atendimento pela internet, no site da Previdência, ou por meio da central de atendimento, pelo telefone 135.

Ao comparecer a agência, o interessado deve levar, obrigatoriamente e independentemente do benefício solicitado, seu CPF. Segundo as especialistas, é aconselhável também que tenha em mãos a carteira de identidade e o número do PIS/PASEP.

"É importante lembrar que o cidadão não depende de advogado para requerer qualquer benefício da Previdência ou da Assistência Social. No entanto, caso o benefício seja indeferido, o interessado deverá procurar um advogado para que o pedido seja feito judicialmente", disse Gabriella Valdambrini.

Saiba quais benefícios são oferecidos pelo INSS, quem tem direito e como fazer em cada uma das situações:

Selo aposentadoria especial (Foto: Editoria de Arte/G1)


Aposentadoria especial



Selo aposentadoria por idade (Foto: Editoria de Arte/G1)


Aposentadoria por idade



Selo aposentadoria por invalidez (Foto: Editoria de Arte/G1)


Aposentadoria por invalidez



Selo aposentadoria por tempo de contribuição (Foto: Editoria de Arte/G1)


Aposentadoria por tempo de contribuição



Selo de auxílio-acidente e auxílio-doença (Foto: Editoria de Arte/G1)


Auxílio-doença e auxílio-acidente




Selo de salário-família e salário-maternidade (Foto: Editoria de Arte/G1)


Salário-família e salário-maternidade



Selo de pensão por morte (Foto: Editoria de Arte/G1)


Pensão por morte



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário