terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Renan Filho anuncia parte de secretariado

COMPOSIÇÃO. Dos treze nomes divulgados, alguns já eram esperados

Alfredo será secretário de Defesa Social, Barbosa ficará na Educação e Rozangela, na Saúde
Foto: RICARDO LÊDO/MARCELO ALBUQUERQUE/GILBERTO FARIAS
Foto: RICARDO LÊDO/MARCELO ALBUQUERQUE/GILBERTO FARIAS
Por: MARCOS RODRIGUES - REPÓRTER
Acabou o mistério que envolvia as indicações do governador Renan Filho (PMDB) para o secretariado de seu governo. Dos treze nomes anunciados, alguns surpreenderam, mas a maioria vinha sendo especulada, por ter atuação ligada ao grupo político e estar dentro do critério técnico, prometido pelo governo durante a campanha eleitoral. É o caso de Fábio Farias, que assumirá o Gabinete Civil, e do vice-governador Luciano Barbosa, que terá como desafio a pasta da Educação.


Farias, que é médico por formação, foi indicado pelo senador Renan Calheiros (PMDB), quando era aliado de Teotonio Vilela Filho (PSDB) em seu primeiro mandato, como secretário de Estado da Educação de 2002 a 2003. Além disso, desde 2010 passou a ser suplente do próprio senador, cujo o mandato se encerra em 2018.



Já Luciano Barbosa é ex-secretário estadual de Transportes e Obras e de Administração (1995/1997). Chegou ao ápice de sua carreira política quando ocupou o Ministério da Integração Nacional de 2002 a 2003. Foi prefeito de Arapiraca, por dois mandatos e, em outubro foi eleito vice-governador, de onde se afastará.



Outro peemedebista prestigiado é o ex-secretário municipal de Infraestrutura na gestão do ex-prefeito Cícero Almeida, Mosart Amaral, de 2006 a 2012. Agora, ele assume a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano.



Ontem, ao repercutir sua indicação, revelou que vem buscando informações sobre a situação do Estado, juntamente com a equipe de transição do go verno. “Queremos trabalhar o desenvolvimento urbano das cidades, porque o próprio governador já revelou seu desejo de voltar a investir nas grandes cidades, o que inclui a capital. São muitos os desafios, a exemplo do VLT, a continuidade da AL-101 Sul a própria 101-Norte”, destacou. Indagado sobre a escassez de recursos, respondeu: “Buscaremos alternativa”.



Seguindo o mesmo critério técnico, a pasta da Saúde será ocupada pela professora e médica Rozangela Wyszomirska, que atualmente é reitora reeleita da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).



Médica desde os anos 1980, ela acompanhou a implantação e o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A reitora tem carreira acadêmica sólida com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas.



Para ela, a indicação foi algo surpreendente, entretanto, reconheceu que é resultado de “toda uma vida” dedicada à saúde pública. “Não posso me negar, mas sem deixar de reconhecer que é um grande desafio. Já estou pensando em possibilidades e também conversar com o governador sobre seus anseios”.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário