Inversão de posicionamento possibilita o desgaste uniforme, o que traz reflexos na média de consumo
Um segredo é fundamental na relação entre os pneus do carro e a
economia de combustível: o rodízio. Se você ainda não faz, está na hora
de adotar essa medida simples. Além de ajudar na conservação dos
próprios pneus e na suspensão do veículo, vai poupar o seu bolso na hora
de abastecer.
Pneus em bom estado e calibrados corretamente podem reduzir o consumo
em até 20%. Sim, isso é muito. Faça os cálculos dos gastos ao fim de um
ano. E uma forma de conservá-los é fazer o rodízio no máximo a cada 10
mil quilômetros – além, claro, da calibragem correta e das revisões
periódicas da suspensão. Essa recomendação é dada por todas as
montadoras nos manuais do proprietário e por todas as fábricas de pneus.
Consulte o manual de proprietário de seu veículo.
Uma medida simples como o rodízio de pneus ajuda na economia de combustível
O modelo mais aplicado de rodízio nos carros com tração dianteira (a
maior parte dos veículos no Brasil) é inverter os dianteiros com os
traseiros do mesmo lado. Ou seja, o dianteiro esquerdo é trocado com o
traseiro esquerdo. Isso, porém, pode variar conforme a tração do carro e
o desenho do pneu. Por isso, procure uma empresa especializada ou uma
concessionária na hora de fazer a troca para saber qual o método exato
para o seu automóvel.
O fato consensual é que o rodízio, sim, é um grande aliado na economia
de gasolina ou etanol. Se o pneu está gasto ou desalinhado, é arrastado
em vez de rodar suavemente. Isso faz com que o motor sofra mais e o
veículo aumente o consumo de combustível consideravelmente.
Desgaste irregular
O rodízio de pneus é recomendado para garantir o desgaste homogêneo dos
pneus dianteiros e dos traseiros. Eles gastam de forma diferente, não
importa a marca do carro. Geralmente, o desgaste é maior nos dianteiros
pela tração, pela frenagem que é mais forte na frente e pelo peso do
motor. Outro motivo é que na dianteira eles sofrem movimentos laterais
nas curvas. Por isso, os dianteiros ficarão gastos bem mais rápido se
não for feita a troca. Isso, em pouco tempo, terá influência na
dirigibilidade do carro, o que afeta diretamente o consumo.
Quando fizer o rodízio, faça sempre balanceamento de rodas e
alinhamento da suspensão. O alinhamento, aliás, é outro fator
importantíssimo na conservação dos pneus. Qualquer desalinhamento na
suspensão vai provocar desgastes na borracha, além de instabilidade no
carro.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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