Inversão de posicionamento possibilita o desgaste uniforme, o que traz reflexos na média de consumo
 Um segredo é fundamental na relação entre os pneus do carro e a 
economia de combustível: o rodízio. Se você ainda não faz, está na hora 
de adotar essa medida simples. Além de ajudar na conservação dos 
próprios pneus e na suspensão do veículo, vai poupar o seu bolso na hora
 de abastecer.
 Pneus em bom estado e calibrados corretamente podem reduzir o consumo 
em até 20%. Sim, isso é muito. Faça os cálculos dos gastos ao fim de um 
ano. E uma forma de conservá-los é fazer o rodízio no máximo a cada 10 
mil quilômetros – além, claro, da calibragem correta e das revisões 
periódicas da suspensão. Essa recomendação é dada por todas as 
montadoras nos manuais do proprietário e por todas as fábricas de pneus.
 Consulte o manual de proprietário de seu veículo.
 Uma medida simples como o rodízio de pneus ajuda na economia de combustível
Uma medida simples como o rodízio de pneus ajuda na economia de combustível
 O modelo mais aplicado de rodízio nos carros com tração dianteira (a 
maior parte dos veículos no Brasil) é inverter os dianteiros com os 
traseiros do mesmo lado. Ou seja, o dianteiro esquerdo é trocado com o 
traseiro esquerdo. Isso, porém, pode variar conforme a tração do carro e
 o desenho do pneu. Por isso, procure uma empresa especializada ou uma 
concessionária na hora de fazer a troca para saber qual o método exato 
para o seu automóvel.
 O fato consensual é que o rodízio, sim, é um grande aliado na economia 
de gasolina ou etanol. Se o pneu está gasto ou desalinhado, é arrastado 
em vez de rodar suavemente. Isso faz com que o motor sofra mais e o 
veículo aumente o consumo de combustível consideravelmente.
 Desgaste irregular
 O rodízio de pneus é recomendado para garantir o desgaste homogêneo dos
 pneus dianteiros e dos traseiros. Eles gastam de forma diferente, não 
importa a marca do carro. Geralmente, o desgaste é maior nos dianteiros 
pela tração, pela frenagem que é mais forte na frente e pelo peso do 
motor. Outro motivo é que na dianteira eles sofrem movimentos laterais 
nas curvas. Por isso, os dianteiros ficarão gastos bem mais rápido se 
não for feita a troca. Isso, em pouco tempo, terá influência na 
dirigibilidade do carro, o que afeta diretamente o consumo.
 Quando fizer o rodízio, faça sempre balanceamento de rodas e 
alinhamento da suspensão. O alinhamento, aliás, é outro fator 
importantíssimo na conservação dos pneus. Qualquer desalinhamento na 
suspensão vai provocar desgastes na borracha, além de instabilidade no 
carro.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO 
 
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