segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Idoso usa humor para tratar câncer após retirar próstata e pênis em MG

Aos 78 anos, Pedro Sconetto anima pacientes em Uberaba com relatos.
Idoso tem problema urinário desde 1958 e passou por cirurgias em 2004.

Alex Rocha Do G1 Triângulo Mineiro
 
 
Câncer de próstata foi descoberto após problemas de uretra (Foto: Pedro Sconetto/ Arquivo Pessoal)
 
Em tratamento contra um câncer de próstata desde 2003, o aposentado Pedro Sconetto Filho transforma o que seria angústia em animação para outros pacientes do Hospital Doutor Hélio Angotti, em Uberaba . As consultas com urologista ocorrem desde 1958, quando o idoso começou a se tratar de problemas na uretra, que se agravaram e acometeram a próstata. As complicações ocasionaram a retirada do órgão e a redução do pênis.

Foi justamente das idas mensais ao hospital, após as cirurgias, que o ex-caminhoneiro desenvolveu outra concepção sobre a vida, mesmo diante dos impactos da doença. “Tem gente que se apavora muito com a doença e eu fico com dó. Falo que eles têm que agradecer por serem atendidos, e que ninguém chega para ficar no mundo, só pra viver a vida e um dia acaba. Quando a pessoa está doente e de cama, morrer é um presente para acabar o sofrimento”, afirmou.

É com o sorriso singelo e o inseparável chapéu e bengala que ele preenche o cotidiano cuidando da casa junto com a esposa, frequentando os bares situados cada qual em uma esquina do quarteirão e participando de atividades gratuitas voltadas à saúde e lazer na terceira idade. Sentado à mesa, ao lado dos sete medicamentos que toma diariamente, Pedro conta que a médica constatou que ultimamente o câncer tem sido um vilão difícil de combater.

Nunca me perturbei em fazer exame de próstata, minha saúde é mais importante"
Pedro Sconetto Filho
 
“Estou tomando o remédio para diminuir o nível do PSA [Antígeno Prostático Específico, traduzido do inglês Prostate Specific Antigen], que está aumentando. O remédio tem muito corticoide e passei de 93 kg para 103 kg em 25 dias. A doutora já me falou que o câncer está fugindo do controle e que eu vou morrer canceroso, mas isso eu já sei e não estou abalado. Já fiz radioterapia e continuo uma vez por mês, tomo hormônio para segurar o PSA baixo e tomo cálcio para não deixar o câncer se expandir pelos ossos. Para o futuro, eu só quero comer, dormir e contar piada”, disse.

Do passado, o aposentado recorda do pai que morreu com a doença e de duas irmãs, vítimas de câncer de mama. O tratamento das complicações no sistema urinário, iniciado no final da década de 1950, amenizava, mas não solucionava a dificuldade em urinar. Pedro conta que, a cada dois anos, passava pelo procedimento de dilatação da uretra. O diagnóstico era de cistite. Em 1978 foi percebida a necessidade de cirurgia, mas Pedro afirma que teve melhora e a ideia de ser operado só voltou quase 30 anos depois.

O primeiro exame de próstata ocorreu em 2002, no Hospital Doutor Hélio Angotti. O diagnóstico mostrou que o antigo problema na uretra era sinal de complicação ainda maior. “Nunca me perturbei em fazer exame de próstata, minha saúde é mais importante. Levei o exame para o médico e ele disse que eu teria que operar em cerca de um ano no máximo, foi quando constatou o câncer. Quando detectou já estava bem avançado, pois quando entope a uretra é porque está bem errado”, afirmou.

Tratamento e cirurgias
Iniciado o tratamento da próstata, Pedro passou por mais uma complicação da uretra. O fato culminou posteriormente com duas cirurgias. “Em 2004, fui a uma festa às 21h e comecei a beber cerveja. Quando era 3h, eu já tinha comido galinhada e fui ao banheiro, mas não conseguia colocar a cerveja para fora. Sentia muita cólica e fui para a Unidade de Pronto Atendimento e o médico precisou passar sonda pra eu conseguir urinar. Depois de uma semana, eu fui parar novamente no Hospital Hélio Angotti”, contou.

O idoso precisou passar por cirurgia na uretra, em que foi retirada parte do pênis, além de remover a próstata no dia 4 de novembro de 2004. O resultado das cirurgias enalteceu uma característica que Pedro aposta ser o melhor remédio para a vida: o humor.

“Meu pênis não tem mais que 1 cm, teve que tirar a uretra e puxaram o músculo para trás. Foi a melhor coisa que eu fiz, pois parava água entre a pele e o que ficou de músculo estava falecendo o órgão. Depois da cirurgia ainda fiz 38 dilatações, foram uns quatro anos, porque ainda dava estenose na uretra. Não tenho pênis, mas tenho que sorrir pela vida”, afirmou, rindo.

Há 11 anos em tratamento, Pedro é querido entre funcionários (Foto: Pedro Sconetto/ Arquivo Pessoal)
 
Pedro Sconetto Sobrinho segue a vida com consultas mensais acompanhadas de exames para mensurar o nível de PSA, que indica o impacto do câncer no organismo e também para confirmar que a doença não tenha se espalhado por outros órgãos. Sem medo na luta contra a doença, ele recorre ao humor para lidar com pensamentos negativos. “Eu trabalhei 42 anos com caminhão e até brinco com as pessoas de que nunca achei que morreria em um lugar tão confortável como hospital, pensava que seria em estrada”, afirmou.

Recomendação médica
O uro-oncologista Sérgio Anacleto afirma que a predisposição ao câncer de próstata é mais recorrente em negros e homens com mais de 50 anos. Ele recomenda que a visita ao médico seja habitual, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

“Entre os fatores de risco tem o histórico de câncer na família, e o risco de câncer de próstata é maior também para homens negros. Nesses dois casos, os pacientes devem procurar o urologista mais cedo, aos 45 anos de idade, para exames anuais de toque renal e PSA. Os demais devem procurar o urologista a partir dos 50 anos de idade, conforme preconiza a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O câncer de próstata é uma doença traiçoeira, silenciosa, assintomática. Uma vez detectado precocemente o câncer de próstata, o paciente tem até 90% de chance de cura, dependendo do caso”, ressaltou.

Idoso toma medicamentos e realiza testes com frequência para combater doença (Foto: Alex Rocha/ G1)





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário