sábado, 6 de setembro de 2014

Alagoas tem pior Ideb do País

EDUCAÇÃO BÁSICA. Estado não evolui e índice fica em apenas 2,6

Por: EDUARDO ALMEIDA - GAZETAWEB
 
Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados ontem pelo jornal O Globo revelam que Alagoas  é o estado com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado não conseguiu evoluir no quadro geral, ao contrário de outras unidades da federação, como Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A média de Alagoas, conforme os dados do MEC, é a mesma divulgada em 2012: 2,6. O estado está atrás de estados como Rio Grande do Norte e Pará, que, mesmo caindo um décimo cada em relação ao último levantamento, ainda estão à frente de Alagoas, com 2,7. Alagoas também fica atrás do Mato Grosso, que caiu oito posições no ranking e também tem 2,7.

Os números divulgados ontem pelo Ministério são referentes ao ano de 2013. O Ideb é divulgado a cada dois anos e o ano de comparação é o de 2011. Além de Alagoas, só o estado do Acre não teve alteração na pontuação. Nove estados conseguiram elevar o índice e outros 16 sofreram redução na qualidade da educação, segundo o MEC.

QUALIDADE

O Ideb mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das unidades escolares. No Brasil, cerca de 190 mil escolas se submetem aos exames nacionais. Com base na nota tirada por cada estado, o governo federal elabora as políticas educacionais que serão implementadas pelo Ministério da Educação.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário