domingo, 31 de agosto de 2014

Do varal para o armário: torne a tarefa de passar roupas menos cansativa

Tecidos sintéticos e até jeans podem pular esta etapa desde que sejam secos e dobrados adequadamente; conheça algumas dicas e perca menos tempo com o ferro na mão

Nem todas as peças precisam encarar o ferro
Responda rápido: qual tarefa doméstica as pessoas mais odeiam? Se você pensou nas horas intermináveis em pé passando roupas, está na hora de otimizar este trabalho. Nem todas as peças precisam encarar o ferro, dependendo da composição, pular esta etapa é até indicado para evitar que as fibras sejam danificadas. Além de saber identificar qual tecido pode ir do varal para o armário, algumas dicas sobre o processo de secagem podem deixar a pilha de roupas menor.

Para ajudar, a personal organizer Aline dos Anjos aponta uma lista de tecidos que podem ir direto para a gaveta, alguns deles, e que muitas pessoas insistem em passar, são: cotton, tectel, renda, veludo, plush, soft, seda, lã, lycra, viscolycra, malha fria e até jeans. “No geral, não é necessário passar as fibras sintéticas ou tecidos misturados com poliéster ou elastano. Aliás, é arriscado quando o ferro não está na temperatura adequada, pode superaquecer e queimar”, orienta.

É importante não demorar a tirar a roupa da máquina de lavar após ser centrifugada. “Se secar amassada, fica complicado guardar sem passar”, ressalta Aline. Também não pode pendurar de qualquer jeito. “O ideal é esticar bem e deixar o mínimo de contato possível com o varal, para não ficar marcada”.

Se a peça for dobrada assim que recolhida e for direto para a gaveta, não tem erro. Até o jeans fica perfeito. “Mas não pode passar tempo demais no varal”, indica a especialista em organização de casas. E para facilitar ainda mais, a recomendação é secar a roupa direto no cabide. “Não precisa se preocupar nem com a marca do prendedor e ocupa menos espaço”.

Panos de prato, roupão, toalhas de banho e mesa, lençóis e fronhas. Se não secarem demais e forem dobradas assim que saírem do varal, todas essas peças não precisam nem chegar perto do ferro, garante a consultora. A sugestão vale para as peças íntimas do homem e da mulher. “Já foi a época que as pessoas passavam até as meias. Hoje, não temos mais tempo, são tantas atribuições que fazemos o possível para deixar a vida mais prática”, indica a personal.

Se conseguir ter o mínimo de organização para adotar alguns processos sugeridos por Aline, vai notar que sobrarão apenas as peças de algodão para passar. “As roupas produzidas com algodão são as que mais precisam de cuidado. Por ser uma fibra natural corre um grande risco de encolher e desbotar, além disso, é o tecido que mais amassa. Fica nítido quando não é passado. Neste caso, não há como fugir”, afirma.
 
E quando sai da secadora?
Roupas submetidas ao processo da secadora também podem ir direto para o guarda-roupa desde que algumas regras sejam respeitadas. A primeira é seguir o ciclo indicado para cada tipo de tecido. Depois, é fundamental tirar as peças da máquina imediatamente assim que estiverem secas.

Segundo o gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul, para os tecidos sensíveis ao calor, deve ser utilizada a opção de ar frio. “Ao final da secagem utilize o ar frio por 10 minutos ou a função antiamassado (dependendo do produto). Os tecidos ficam macios e agradáveis ao toque”, recomenda.

O profissional lembra ainda que há algumas opções de secadoras no mercado com funções específicas para evitar que a roupa fique amassada, ou seja, as peças podem ser dobradas e guardadas. Vale lembrar que a temperatura da máquina varia conforme a quantidade, tipo de roupa a ser seca e também a programação que será escolhida. “A secagem varia de uma a quatro horas,dependendo do programa selecionado”.

Algumas marcas também permitem que as roupas saiam levemente úmidas para facilitar o ato de passar. “A função antiamassado (disponível em algumas secadoras) pode ser utilizada para evitar que as roupas amassem ou formem vincos, caso não sejam retiradas logo após o fim da secagem”, explica o gerente.






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário