sexta-feira, 25 de julho de 2014

Professores da rede municipal decidem nesta sexta se irão continuar em greve

Assembleia da categoria está marcada para às 9h, no auditório do Sinteal

Gazetaweb

Professores se mantiveram em vigília no prédio da Semed nesta quinta (Foto: divulgação)

Professores da rede municipal de ensino de Maceió irão continuar com as atividades suspensas nesta sexta-feira (25), quando se reunirão em assembleia, às 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) para decidir se a greve será suspensa ou não. Nesta tarde, diretores do sindicato estiveram com a secretária de Educação, Ana Dayse Dória, que, segundo a categoria, teria se comprometido a pagar em novembro próximo o percentual (no valor de 1,32%) de reajuste salarial acordado para este ano que está pendente.

A secretária de Formação do Sinteal, Girlene Lázaro da Silva, explicou que o percentual de reajuste do piso que ficou acordado para 2014 foi de 8,32%. Desse total, 7% foi aplicado em março retroativo a janeiro. Ficou, porém, faltando 1,32%. “Hoje - quinta-feira (24) – tivemos a definição para esta questão, mas o impasse relativo ao repasse da hora aula continua pendente”, disse.

Durante o encontro, a secretária Ana Dayse teria explicado aos sindicalistas que precisa, primeiro, conversar com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, para que seja definido como será aplicado o repasse de um terço da hora aula. Por conta disso, ela marcou uma nova reunião com a categoria para o próximo dia quatro de agosto.


Na prática, os professores da rede municipal de Maceió que estão em sala de aula querem ter uma carga horária mensal dedicada exclusivamente para formação e planejamento, como determina a Lei do Piso.


“Vamos expor para a categoria o que a secretária nos repassou e, só depois disso é que saberemos se a greve continua ou não”, ressaltou Girlene Lázaro.


Nesta sexta-feira (25) é que o Sinteal vai repassar o balanço oficial do primeiro dia da paralisação, que ocorreu nesta quinta (24). Durante todo o dia, eles permaneceram na porta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona. 
FONTE: GAZETAWEB.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário