Brasileiro bate com Magnussen na primeira curva do GP da Alemanha. Britânico larga em 20º e chega ao pódio junto com Bottas e Rosberg, que ainda celebra tetra alemão
Não teve taça no capacete, mas teve troféu no alto do pódio. Diante da
torcida alemã, o piloto da casa Nico Rosberg queria carregar desenhada em seu
capacete a taça da Copa do Mundo em homenagem ao tetracampeonato de sua seleção, mas a
FIFA proibiu a reprodução da imagem e o piloto da Mercedes teve que improvisar.
Sem problemas. Com o capacete nas cores de seu país, e com direito ao jogador
Lukas Podolski na torcida, Rosberg venceu o GP da Alemanha pela primeira vez, e de ponta a ponta,
coroando uma semana perfeita – antes do
triunfo em Hockenheim ele ainda teve tempo de casar e renovar contrato com a
escuderia alemã.
- Fantástico. É uma sensação incrível vencer aqui, em casa. Este é um dia
muito, muito especial para mim. Muito obrigado a todos pelo apoio. Nós
comemoremos nessa noite. Espero que os fãs também. Será legal continuar com o
espírito da Copa do Mundo.
Mas apesar da vitória de Nico em casa, quem
roubou a cena no circuito de Hockenheim foi seu companheiro de equipe Lewis
Hamilton. Depois de bater no treino e ser punido com cinco posições no grid por
trocar o câmbio, o britânico fez uma corrida espetacular, saindo da
20ª
colocação para cruzar a linha de chegada em terceiro. Ele terminou logo
atrás de
Valtteri Bottas. Novamente inspirado, o jovem companheiro de Felipe
Massa na Williams fez outra prova de gente grande, mostrou frieza para
segurar o campeão mundial de 2008 nas voltas finais e chegou ao seu
terceiro pódio consecutivo.
Nico Rosberg levanta o troféu de vencedor diante da torcida alemã (Foto: AP)
Massa capota na largada
Quem não teve motivo nenhum para comemorar, mais uma vez, foi Felipe Massa.
Em outro capítulo de um ano recheado de acidentes e de pouca sorte, o
brasileiro da Williams capotou logo na primeira curva ao se chocar com
Kevin Magnussen, da McLaren. Apesar do susto, Massa passa bem. É a segunda corrida seguida que o paulista sai na primeira volta. No GP da Inglaterra, ele foi tocado por Raikkonen, que havia rodado sozinho.
Sebastian
Vettel (RBR) cruzou em quarto lugar. Logo atrás, Fernando Alonso
(Ferrari) e Daniel Ricciardo (RBR) protagonizaram o pega mais bonito da
corrida por diversas voltas e receberam a bandeira quadriculada
praticamente empatados.
As Force India de Nico Hulkenberg (7º) e Sergio Pérez (10º)
e as McLaren de Jenson Button (8º)e Magnussen (9º) completaram o top 10.
Uma das provas mais movimentadas da temporada 2014, o GP da Alemanha
teve,
além do espetacular acidente de Massa e da reação de Hamilton, diversos
pegas
emocionantes, curvas sendo divididas por três carros, incêndio na STR de
Daniil Kvyat e um problema no carro de Adrian Sutil que deixou a Sauber
parada
no meio da reta.
Felipe Massa capotou após tocar em Kevin Magnussen logo na largada (Foto: Reuters)
Com a quarta vitória na temporada, Rosberg chegou a 190 pontos e
aumentou sua vantagem para o vice-líder Hamilton de quatro para 14
pontos. Ricciardo segue em terceiro, com 106. Apesar do abandono, Massa
segue em décimo com 30 pontos.
A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana com o GP da
Hungria, válido pela 11ª temporada de 2014. A corrida no circuito de
Hungaroring está marcada para as 9h (de Brasília) com transmissão ao vivo da TV
Globo.
a corrida
Logo
na largada, fim de prova para Massa. O brasileiro se chocou com Kevin
Magnussen, da McLaren, ao fazer a primeira curva do circuito de
Hockenheim e capotou. Com sua Williams bastante danificada, ele
abandonou. Já o jovem dinamarquês, apesar do choque, seguiu na corrida.
Rosberg
manteve a ponta, seguido por Bottas. Já Daniel Ricciardo, que largara
em quinto, saiu da pista para desviar do acidente de Massa e Magnussen e
acabou caindo para 12º. Quem se deu bem foi Vettel e Alonso, que
subiram para terceiro e quarto lugares, respectivamente. Começando em
20º, Hamilton ganhou quatro posições na largada e pulou para 16º.
A
corrida foi interrompida brevemente para a retirada do carro de Massa.
Após a relargada, Nico começou a abrir na ponta. Lá de trás, Hamilton
rapidamente engolia o pelotão. Em dez voltas, o britânico já estava
colado na RBR de Ricciardo e da Ferrari de Raikkonen. Os três dividiram
uma curva, com direito a toque entre o finlandês, que acabou com um
pedaço da asa quebrada, e o britânico, que ganhou as duas posições na
manobra.
"Sanduíche" finlandês
Em
seguida, alguns pilotos começaram a fazer suas primeiras visitas aos
boxes. Rosberg fez seu pit e retornou na liderança. Com uma estratégia
diferente, Hamilton retardou sua parada e já aparecia na segunda
posição. Bottas era o terceiro. Logo atrás, Vettel, Alonso e Raikkonen –
único dos três que não havia parado – se engalfinhavam, com direito a
sanduíche do finlandês. No meio do grid, Kvyat se chocou com Pérez e
rodou.
Com pneus mais novos, Bottas facilmente deixou Hamilton
para trás e assumiu a segunda posição. Pelo rádio, a Mercedes falava
para seu piloto não se preocupar e manter a estratégia de corrida
combinada.
Hamilton toca em Button
O
britânico, enfim, fez seu pitstop na volta 27 e retornou à pista na
oitava posição. Dois giros depois, o britânico deixou Ricciardo para
trás e subiu para sétimo. Ao tentar superar Button, porém,
precipitou-se, tocou na McLaren e perdeu parte da asa dianteira. Mesmo
com o carro danificado, Lewis seguiu escalando o pelotão. Passou o
compatriota e, na sequência, desbancou Hulkenberg para assumir a quinta
posição.
Após a segunda rodada de pit stops, a classificação
era a seguinte: Nico Rosberg liderava a prova com mais de 10s de
vantagem sobre Bottas. Em terceiro aparecia Alonso, seguido por Vettel.
Sensação da prova, Hamilton fechava o top 5, mesmo com duas paradas nos
boxes.
STR pega fogo
Na
46ª volta, outro susto, um vazamento de óleo provocou um incêndio na
STR de Daniil Kvyat. As labaredas tomaram rapidamente o carro e o jovem
russo teve que sair correndo do cockpit. Apesar do incidente, a corrida
não precisou ser paralisada, já que Kvyat parou em uma área de escape.
Vettel
fez sua terceira parada nos boxes, fazendo Hamilton subir para a quarta
colocação. Pouco depois, o britânico superou Alonso e subiu para
terceiro, atrás apenas de Rosberg e Bottas.
Sauber fica parada no meio da pista
Na
volta 50, Adrian Sutil rodou na entrada da reta principal. “Tem alguma
coisa errada com o carro”. A Sauber do alemão ficou parada no meio da
pista. Lewis correu para os boxes para mais um pitstop na esperança da
entrada de um safety car. Mas os fiscais conseguiram retirar a Sauber de
Sutil sem a necessidade da entrada do carro de segurança.
Apesar
da aposta frustrada, Hamilton ainda aparecia em quarto, a dez segundos
do terceiro colocado, Alonso. Sem a entrada do Safety Car, Rosberg
continuava liderando com tranquilidade, com quase 20 segundos de
vantagem para Bottas.
Com pneus muito desgastados, Alonso
precisou fazer sua terceira parada nos boxes, perdendo as posições para
Hamilton e Vettel, caindo para quinto. Depois, ainda foi surpreendido
por Ricciardo, indo para sexto. Os dois passaram então a protagonizar
uma bela disputa pela quinta posição, com o espanhol levando a melhor.
Mais
na frente, outra briga roubava a cena: Hamilton tentava dar o bote em
Bottas para assumir a segunda posição. Mas o finlandês mostrou uma
maturidade impressionante para um piloto de 24 anos, segurando o
britânico até a bandeirada. Rosberg passou pela linha de chegada 20
segundos antes, para uma vitória tranquila diante da torcida alemã.
Vettel completou em quarto, seguido por Alonso e Ricciardo e cruzaram a
linha quase empatados.
Nico Rosberg, entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no pódio do GP da Alemanha (Foto:
Getty Images)
resultado final
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 67 voltas em 1h33m42s914
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 20s789
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 22s530
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) + 44s014
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 52s467
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 52s549
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m04s178
8) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 1m24s711
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - 1 volta
10) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
11) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1 volta
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
Abandonaram:
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 47 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 44 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 26 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 0 voltas
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 20s789
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 22s530
4) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) + 44s014
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 52s467
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 52s549
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m04s178
8) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 1m24s711
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - 1 volta
10) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
11) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1 volta
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
Abandonaram:
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 47 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 44 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 26 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 0 voltas
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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