Evento vai reunir alunos, autoridades e educadores.
Metodologia Telessala já formou mais de 6 milhões de estudantes.
Estudantes, professores, autores, consultores, parceiros, artistas, autoridades e educadores de todo o país vão se reunir nesta segunda-feira (27), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para a comemoração dos 35 anos do Telecurso e sua metodologia Telessala, que já formou mais de 6 milhões de estudantes. O evento contará com palestras, debates e o lançamento do livro “Incluir para transformar - Metodologia Telessala em cinco movimentos”.
A obra apresenta a metodologia, os pensadores que a inspiraram e a sua prática em sala de aula, levando os leitores a refletirem sobre os desafios da educação no país. O livro traz depoimentos de gestores, professores e estudantes que estão ou já passaram pelas salas de aula do Telecurso, além de fotos e ilustrações sobre a implementação da metodologia. Ele tem ainda um caderno de notas para que os leitores registrem seus pensamentos e suas reflexões referentes às diversas questões que permeiam suas páginas.
Livro traz relatos sobre a experiência da metodologia do Telecurso (Foto: Reprodução)
O Telecurso nasceu nos anos 1970, com o objetivo de oferecer aulas pela televisão a milhares de brasileiros que precisavam concluir a escolaridade básica. A partir de 1993, o programa ganhou as salas de aula do país, com a Metodologia Telessala. Em 1995, foram lançados os livros do Telecurso, feitos por autores de referência nas principais universidades brasileiras, com consultoria de especialistas em educação e aspectos cognitivos da aprendizagem. Em 2008, o tradicional programa passou a ser chamado de Novo Telecurso.
O Telecurso tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-ano, formação de professores, educação de jovens e adultos, alternativa de oferta de ensino regular para alunos de comunidades dispersas no campo e na floresta e complementação curricular.
O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais e municipais a adotar o programa como política pública de educação básica. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A tecnologia educacional Telecurso (Metodologia Telessala e material didático) já foi implementada em mais de 32 mil salas de aula, formado mais de 40 mil professores e mais de 6 milhões de estudantes em todo o Brasil. Hoje, mais de 147 mil estudantes na rede pública de ensino de seis estados e duas capitais usam a metodologia como política pública de educação para concluir a escolaridade básica.
Alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, no Rio, que utiliza o método do Telecurso (Foto: Guanabaratejo/Divulgação)
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário