Férias, praia, piscina, céu azul, nenhuma nuvem e sol... Muito sol. Uma combinação perfeita. Ou não. Pode ser extremamente desconfortável se não tomarmos os devidos cuidados com a pele. Queimar-se demais, ficar com pele toda ardida, vermelha, doída, sem conseguir achar uma posição para dormir, pode acabar com o verão de muita gente. Veja como evitar tudo isso e passar um verão com a pele tranquilamente saudável.
Qual é o melhor protetor solar? O que significa FPS? E raios UVA e UVB?
UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol. O UVA é emitido ao longo de todos os dias e em todas as estações do ano. É o que mais produz manchas, rugas e envelhecimento da pele. Já o UVB tem sua maior intensidade no meio do dia, entre 10 e 16h, e principalmente nos meses de verão. É o que deixa a pele vermelha e queimada. Ambos podem causar câncer de pele.
Por isso, garanta um protetor solar que ofereça proteção contra esses dois tipos de raios: UVA e UVB. O próximo passo é definir qual é o FPS, ou Fator de Proteção Solar. O FPS refere-se ao grau de proteção contra o UVB. Quanto maior, maior o grau de proteção. Assim: FPS 15 filtra até 93% do UVB. Já o FPS 30 filtra 96% e o FPS 60 filtra 98%. Como se pode ver, não há muita diferença entre o FPS 30 e o 60. Por isso, a próxima dúvida: qual usar?
Crianças, adolescentes e adultos com a pele muito clara devem ter uma proteção maior. Um protetor com FPS maior ou igual a 30 é o mais indicado. Adultos com a pele mais escura podem optar por um FPS de 15 ou 20.
Passe o protetor no corpo TODO. Não se esqueça de algumas regiões como a nuca, os pés e o rosto. No rosto pode-se, inclusive, usar um protetor com FPS maior.
NUNCA devo tomar sol sem protetor?
Esta é uma questão importante. Estudos apontam que adultos e crianças estão com os níveis de vitamina D, que é fundamental para a saúde dos ossos, baixos. Produzimos vitamina D quando o sol incide diretamente na pele. Por isso, a recomendação atual é a de que TODOS, crianças incluídas, devem tomar de 15 a 20 minutos de sol, sem protetor, ANTES das 10h da manhã, NO MÍNIMO três vezes na semana.
Quando aplicar o protetor? E quando reaplicar?
Idealmente, o protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que possa ser absorvido pela pele. Devemos reaplicá-lo a cada duas horas ou antes, se você entrar na água ou transpirar excessivamente, pela prática de um esporte, por exemplo.
Barracas são seguras? E as roupas?
O algodão filtra até 90% das radiações UV. Por isso, as roupas e barracas de algodão são uma boa opção para proteger. Mas não se esqueça de que a areia, quando muito branca, pode refletir os raios solares e “queimar” quem está sem protetor embaixo da barraca.
Algumas roupas especiais que garantem proteção contra os raios UVA e UVB são especialmente fabricadas com produtos capazes de filtrar até 98% da radiação solar. Em muitas situações são uma excelente opção.
IMPORTANTE: não se esqueça de proteger também os seus olhos. Eles também são altamente sensíveis à radiação solar. Certifique-se que seus óculos escuros garantem proteção adequada contra os UVA e UVB.
São os pequenos cuidados que fazem a grande diferença. Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário