sábado, 28 de junho de 2014

17º dia: Classificado após pênaltis, Brasil enfrenta Colômbia nas quartas

Brasil e Colômbia se enfrentam às 17 horas da próxima sexta-feira (4) pelas quartas de finais, na Arena Castelão, em Fortaleza. Para superar as oitavas, neste sábado, os brasileiros sofreram bem mais que os colombianos. Enquanto os nossos futuros oponentes garantiram um 2 a 0 relativamente tranquilo sobre o Uruguai, a seleção brasileira não passou de um empate de 1 a 1 com o Chile no tempo regulamentar, seguido de uma prorrogação sem gols e uma sofrida disputa por pênaltis, com cobranças perdidas para os dois lados. Então, com 3 a 2 nos penais, veio enfim o alívio brasileiro.


David Luiz e Neymar comemoram a classificação do Brasil em jogo contra o Chile

 Veja quais serão os próximos jogos das oitavas (todos com horário de Brasília):
 - Holanda x México, no domingo (29), às 13h, no Castelão
 
- Costa Rica x Grécia, no domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco
 
- França x Nigéria, na segunda (30), às 13h, no Mané Garrincha  

- Alemanha x Argélia, na segunda (30), às 17h, no Beiro-Rio
 
- Argentina x Suíça, na terça (1°) às 13h, na Arena Corinthians

- Bélgica x Estados Unidos, na terça (1°) às 17h, na Fonte Nova


O 17º dia da Copa do Mundo (16º de jogos, após o intervalo na sexta-feira), foi o mais tenso para os brasileiros. Depois de David Luiz marcar logo aos 18 minutos do primeiro tempo, a seleção brasileira cedeu o empate e viu um gol de Hulk invalidado pelo juiz. Sem gols na prorrogação, a vaga nas quartas de final foi decidida nos pênaltis. Mas, com duas defesas de Julio César e uma bola chilena na trave, o Brasil finalmente pode comemorar - inclusive a presidente Dilma Rousseff, que publicou uma mensagem parabenizando a seleção.    

Julio César defende pênalti de Alexis Sanchez

Que golaço!

Depois de o Brasil penar para despachar o Chile, a Colômbia ditou o ritmo contra o Uruguai, no Maracanã.

Ao passar para as quartas de final, a atual equipe dos "cafeteros" já entrou para a história como a seleação colombiana que mais avançou em Copas. Além de mandar para casa o Uruguai e o "fantasma do Maracanazo" que o acompanha, a Colômbia agora tem também o artilheiro do Mundial, James Rodríguez, que fez os dois gols na partida deste sábado e soma cinco no torneio. O primeiro marcado contra o Uruguai foi um golaço: Rodríguez matou a bola no peito e, sem deixá-la cair, chutou de esquerda, de fora da área, direto no travessão. A bola explodiu para baixo e entrou na rede em seguida (veja os gols abaixo).


A classificação do Brasil foi vista de perto por Bruna Marquezine, namorada de Neymar. A atriz esteve no Mineirão em duas versões: a “real” e em uma réplica de papelão, levada pelo torcedor Enzo Mendes. 


Bruna Marquezine e réplica da atriz

Antes da partida, um breve susto. Um tuíte da Polícia Federal dizia que havia uma ameaça de bomba no Mineirão e que a evacuação do local não estava descartada. Pouco depois, porém, a PF comunicou que seu perfil no Twitter tinha sido hackeado e que a mensagem era falsa.

 PF anuncia que perfil no Twitter foi invadido

Homenagens
Luis Suárez já voltou para casa após a suspensão, mas não foi esquecido no Maracanã, onde aconteceu a partida entre Colômbia e Uruguai. Centenas de torcedores levaram ao estádio máscaras do jogador e a seleção fez questão de colocar sua camisa 9 e todo seu equipamento esportivo no vestiário, ao lado do material dos demais jogadores. 
Torcedores com máscaras de Suárez e uniforme do jogador no vestiário uruguaio

Já os brasileiros preferiram levar o jogador uruguaio a Pernambuco, onde ele ganhou um boneco de quatro metros de altura e 20 quilos. Feita pela Embaixada dos Bonecos Gigantes, a peça tem como detalhes uma dentadura pontiaguda e uma capa de vampiro, e desfilou pela Fan Fest do Recife ao lado dos “colegas” brasileiros David Luiz, Hulk, Fred e Daniel Alves. Os dois últimos, aliás, tiveram direito a um novo visual, com bigode e cabelo descolorido, respectivamente.

Boneco 'Suárez vampiro' na Fan Fest do Recife
Vila Madalena
 
A Vila Madalena, em São Paulo, voltou a receber milhares de torcedores no sábado. Uma queda de energia em alguns bares, minutos antes do primeiro gol, preocupou muita gente, mas não atrapalhou a festa. No meio da multidão, Watson Vieira comemorava o sucesso das vendas de suas “cabeças de Fuleco”. Os moradores da região, no entanto, continuaram se queixando da bagunça e da sujeira deixada nas ruas.

Torcedores reunidos na Mourato Coelho, na Vila Madalena.

 Vendedor de chapéu 'cabeça de Fuleco'

Já os clientes de um restaurante chileno do bairro preferiram provocar os adversários de forma bem humorada, gritando que “coxinha é melhor que empanada”. 

Fifa Fan Fest
Alguns torcedores na Fan Fest paulistana trocaram o telão por uma partida de videogame, mas mesmo na brincadeira a disputa era entre Brasil e Chile. O primeiro tempo do jogo que garantiu a classificação brasileira também não foi visto pelos sósias de Neymar e Pelé, que eram abordados a todo momento por torcedores que queriam tirar fotos.
Sósias de Neymar e Pelé na Fan Fest de São Paulo
Rio de Janeiro
No Rio, cerca de 45 mil pessoas, segundo a PM, se reuniram no Alzirão, na Zona Norte, para assistir ao jogo do Brasil. Entre elas havia até uma sósia da cantora Rita Lee. Outros 20 mil torcedores escolheram a arena da Fifa Fan Fest para ver a partida.


Sósia de Rita Lee no Alzirão, no Rio
 

Com a prorrogação e a disputa de pênaltis entre Brasil e Chile, diminuiu o intervalo previsto entre os dois jogos deste sábado. Por isso, o movimento no entorno do Maracanã ainda era bastante intenso cerca de 15 minutos antes do início de Colômbia x Uruguai. Muitos torcedores esperaram a classificação do Brasil para só depois irem ao estádio.

Torcedores chegam ao Maracanã para Uruguai x Colômbia

Novo repertório
A pedido do G1, músicos e compositores sugeriram novos cantos para os torcedores brasileiros. A ideia é aposentar o “batido” grito que fala em "muito orgulho e muito amor", que já anda irritando muita gente. Uma nova versão de “Ilariê”, um funk, um samba e uma música de Ivete Sangalo estão entre as sugestões.

E os cabelos?
Os penteados de Neymar, a loirice de Daniel Alves, os moicanos, tranças e black power de jogadores de várias seleções desta Copa foram analisados por dois especialistas. Os cabelereiros Wanderley Nunes, do Studio W, e Celso Kamura, que cuida dos cabelos da presidente Dilma, elegeram seus favoritos e não pouparam críticas.

Cabelos de jogadores da Copa do Mundo


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário