quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pensar na morte te faz dar mais valor à vida

Fonte: Think Stock
 
Vá em frente e contemple sua própria morte. Afinal, o que há de tão mal nisso? Segundo especialistas, pensar na morte com mais frequência pode aumentar sua saúde mental e diminuir até os níveis de depressão.
Como já questionava o escritor russo Leo Tolstoy, há algum significado na vida que a consciência sobre a morte não desfaça ou destrua? Tudo e todos que prezamos e valorizamos poderiam simplesmente desaparecer a qualquer momento. De acordo com Sheldon Solomon, professor de psicologia na Skidmore College, em Nova York, pensar na própria morte é extremamente angustiante porque te torna consciente de que, assim como você, qualquer outra coisa que tenha vida, pode desaparecer num piscar de olhos; e nada poderá evitar esse fato.

Mas na realidade ainda não sabemos como é realmente morrer. Sentimos uma forte vontade de fazer diversas coisas enquanto estamos vivos, planejamos o nosso futuro e vivemos como se tivéssemos muito tempo. No entanto, lá no fundo sabemos que vamos morrer, e o que é pior: não temos ideia do que seja isso, o que acaba causando um alto nível de estresse e ansiedade. Talvez o desconhecido seja a coisa mais assustadora sobre a morte.

Por outro lado, James Pennebaker, professor de psicologia da Universidade do Texas, realizou estudos em que as pessoas escreveram sobre assuntos profundamente tocantes — e muitas vezes angustiantes — para elas ao longo de semanas ou meses. Por meio da pesquisa, notou-se que a escrita aumentou a saúde mental e física dos participantes. Quase todos eles relataram que a experiência foi muito significativa.

Fonte: Think Stock

Escreva, dê mais valor ao mundo ao seu redor

Diversos estudos ligados a economia e a psicologia constataram que quando alguma coisa é mais escassa, torna-se mais valiosa na vida de um indivíduo. Escrever sobre a morte — e fazer isso repetidamente — te faz perceber a finitude da vida, algo que muitas vezes evitamos pensar, pois sabemos que não temos como controlar. Isso faz com que as pessoas valorizem mais a própria existência.

A autenticidade é uma conquista

Fonte: Think Stock 

Irvin Yalom, um psicólogo clínico que lida com questões existenciais, também escreveu sobre como contemplar a morte em um nível mais profundo pode ter efeitos psicológicos positivos. Ele argumenta, especificamente, que aqueles que aceitam e encaram a morte têm não somente uma vida mais "autêntica", além de comportamento e objetivos mais alinhados aos seus valores.

Adeus, depressão
Há algum tempo, Irvin vem realizando experimentos para testar diariamente as consequências de escrever sobre a morte por uma semana. Seus participantes (estudantes universitários) gastam cinco a dez minutos de cada dia para escrever sobre a morte, ou apenas responder questões específicas por email.

A pesquisa sugere que há efeitos psicológicos positivos em escrever sobre o assunto. Especificamente, os participantes que escreveram repetidamente a respeito disso durante uma semana apresentaram níveis mais baixos de depressão, melhora no humor, aumento da auto-estima e maior motivação. Há também evidências preliminares de que o exercício da escrita pode fazer as pessoas se perdoarem com mais facilidade, incluindo tanto a redução do desejo de prejudicar os outros e aumento no desejo de reconciliação.











FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário