O duelo entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton pelo título de
2014 já estava saindo faísca. E no GP da Bélgica deste domingo, válido pela 12ª
etapa da temporada, saiu até pedaço. Após ser superado pelo companheiro de
Mercedes na largada, o alemão tentou dar o troco, mas acabou tocando no carro
do britânico. Nico perdeu parte do bico, mas quem teve azar mesmo foi o
britânico, que furou o pneu traseiro esquerdo, precisou ir para os boxes e caiu
para as últimas posições.
E aí, mais uma vez fica lição: não se pode dar bobeira para
Daniel Ricciardo. O australiano da RBR, que largara e quinto e ultrapassara Fernando
Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) no começo da prova, aproveitou a
parada precoce de Rosberg para trocar a asa dianteira, assumiu a liderança e
rumou para sua terceira vitória no ano, a 50ª da história da RBR. Nico se recuperou e ainda chegou em
segundo, mas ao subir no pódio ouviu uma sonora vaia dos torcedores que lotaram
Spa-Francorchamps, inconformados com o incidente. Já Hamilton não conseguiu
reagir e decidiu abandonar a prova a cinco voltas do fim, quando era 16º.
Nico Rosberg toca em Lewis Hamilton na segunda volta do GP da Bélgica (Foto: Efeservicios)
Companheiro de Felipe Massa na Williams e uma das revelações
do campeonato, Valtteri Bottas fez mais uma bela corrida e completou o pódio
após largar em sexto. Já o brasileiro, que largou em nono, mais uma vez não
teve sorte. Detritos do pneu de Hamilton prenderam embaixo do assoalho de seu
carro e o impediram de imprimir um ritmo forte, o fazendo perder posições. A
equipe só descobriu e resolveu o problema no segundo pit stop. Depois disso, o
brasileiro foi capaz de dar voltas muito mais rápidas, mas não o suficiente para
alcançar a zona de pontuação, terminando em 13º.
Daniel Ricciardo vence pela terceira vez na temporada
(Foto: Getty Images)
Com
o resultado, Rosberg chegou aos 220 pontos e aumentou
sua vantagem para Hamilton de 11 para 29 pontos. Único piloto que não é
da
Mercedes a vencer na temporada, Ricciardo segue comendo pelas beiradas e
se mantém em terceiro, com 156. Felipe Massa segue em 10º, com 40
pontos. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, com o GP da Itália, de 5 a 7 de setembro, no tradicionalíssimo circuito de Monza.
Hamilton passa Rosberg na largada
Como havia dito no sábado, Hamilton provou que largar no
segundo lugar do grid em Spa é interessante. O britânico foi para cima de
Rosberg e assumiu a ponta. Vettel se aproveitou e pulou para segundo. O
tetracampeão ainda tentou dar o bote em cima de Hamilton, mas passou direto na Les
Combes e teve que devolver a posição, perdendo também o segundo lugar para Nico. Massa,
que começou em nono, não ganhou nem perdeu posições.
Hamilton e Vettel passaram Rosberg para trás na largada do
GP Bélgica (Foto: Reuters)
Em segundo, Rosberg partiu para cima de Hamilton. O alemão
tentou passar o companheiro por fora na segunda volta, mas acabou tocando com a asa
dianteira no pneu traseiro esquerdo do inglês. Nico perdeu parte do bico, mas
quem teve mais prejuízo foi Hamilton. Dando continuidade à maré de azar, o
britânico teve o pneu furado e precisou dar quase uma volta completa no longo
circuito de Spa para seguir para os boxes e trocar os compostos, caindo para a
última posição. Enquanto isso, Rosberg assumiu a liderança.
Lewis Hamilton chega ao boxes com pneu no aro após toque de Nico Rosberg, no GP da Bélgica (Foto: AP)
Mais atrás, Ricciardo ultrapassou Alonso e assumiu a terceira
posição. Poucas voltas depois, beneficiou-se de um erro de Vettel e subiu para
segundo. Sem conseguir imprimir um bom
ritmo, Massa perdia posições, caindo para 11º. Enquanto isso, o alemão André
Lotterer abandonava seu primeiro GP na F-1, em razão de um apagão no motor de
sua Caterham. Pastor Maldonado, da Lotus, era outro a deixar a corrida.
Na oitava volta, a Mercedes antecipou o primeiro pit stop de
Rosberg para trocar a asa dianteira do carro. O líder do campeonato colocou um
novo pneu de jogos macios e voltou na décima posição. Ricciardo assumiu a
liderança, seguido de Vettel, Bottas e Alonso. A dupla da RBR foi para os boxes
deixando o finlandês na ponta, seguido pelo espanhol. Mas o piloto da Ferrari
foi informado que precisaria pagar um stop and go em razão de os mecânicos
terem ficado mexendo em seu carro com menos de 15 segundos para a volta de apresentação
– punição que poderia ser cumprida durante a parada.
Detritos no assoalho prejudicam Massa
Após a primeira rodada de pit stops, Ricciardo era o
primeiro colocado, seguido por Raikkonen, Vettel, Rosberg e Bottas, com 15 das
44 voltas completadas. Alonso era o sétimo, atrás de Magnussen. Detritos do
pneu furado de Hamilton prenderam no assoalho do carro de Massa. Sem conseguir
imprimir um bom ritmo por isso, o brasileiro perdeu posições e caiu para 14º.
Já Hamilton se encontrava em 16º.
Mecânicos da Williams tiram detritos presos no assoalho de
Felipe Massa (Foto: Reprodução)
Na tentativa de se livrar de Vettel, Rosberg deu uma freada
forte na Bus Stop e fritou pneu, precisando recuar. Na 18ª volta, Hamilton fez
seu segundo pit stop, trocando os compostos médios pelos macios. Lá na frente,
Ricciardo aproveitava para abrir vantagem. Em 20 voltas, o australiano já abria
6s de vantagem sobre o segundo colocado Raikkonen.
Por ter feito o segundo pit stop mais cedo que os demais,
Rosberg conseguiu ganhar as posições de Raikkonen e Vettel, que retornaram em
quarto e quinto, respectivamente. Na frente dele estavam apenas Ricciardo e
Bottas, ambos com apenas uma parada. No segundo pit stop de Massa, a Williams
conseguiu retirar os detritos presos no assoalho do carro. De volta à pista na
14ª posição, o brasileiro conseguiu passar a virar no tempo dos líderes, sendo
o mais veloz da pista no momento. Com dificuldades em escalar o pelotão, Hamilton
se mantinha em 16º.
Ricciardo fez a segunda parada mas voltou três segundos à
frente de Rosberg, que assumira a segunda colocação após o pit stop de Bottas.
O terceiro colocado nesse momento era Raikkonen, e o quarto, Vettel. O
finlandês ficou pouco tempo em quinto. Partiu para cima do tetracampeão da RBR
e assumiu o quarto lugar com uma bela manobra por fora na Les Combes.
A dez voltas do fim, Rosberg
e Vettel pararam nos boxes pela terceira vez. O alemão da Mercedes
voltou em quarto, imediatamente atrás de Bottas, enquanto o compatriota da RBR
retornou em oitavo. Enquanto isso, Ricciardo seguia firme na liderança, com 21s
de diferença para Raikkonen. Massa era 11º, e Hamilton, o 16º.
Com pneus novos, Nico conseguiu se livrar rapidamente de
Bottas e Kimi, subindo para segundo. O líder do campeonato tinha oito voltas
para tirar 20 segundos de desvantagem para o australiano da RBR. Em 16º, fora
da zona de pontuação e sem conseguir reagir, Hamilton decidiu abandonar a
corrida no fim da 39ª volta para poupar equipamento.
Lewis Hamilton abandona GP da Bélgica a cinco voltas do
fim (Foto: Getty Images)
Fim de prova emocionante
Nas
voltas finais, uma intensa briga entre Alonso, Magnussen, Button e
Vettel roubou a cena. Os quatro se alternaram da quinta a oitava
posição, com direito a fechadas do dinamarquês no espanhol e a um toque
do bicampeão no alemão da RBR. Magnussen cruzou a linha em sexto, mas
foi punido pela direção de prova por empurrar Alonso para a grama. O
jovem da McLaren teve 20s acrescentados ao seu tempo de prova, o que o
jogou para a 12ª posição. Lá na frente, Rosberg tirava quase três
segundos por volta de Ricciardo, mas não foi capaz de alcançar o
australiano, que recebeu a bandeirada com 3s de vantagem.
resultado final
Confira a classificação do GP da Bélgica, válido pela 12ª etapa da temporada:
1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault), 44 voltas em 1h24m36s556
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +3s383
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +28s032
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +36s815
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +52s196
6) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +54s580
7) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m01s162
8) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m04s293
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1m05s347
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m05s697
11) Jean-Éric Vergne (FRA/STR-Renault) +1m11s920
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +54s262* (punido com acréscimo de 20s)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +3s383
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +28s032
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +36s815
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +52s196
6) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +54s580
7) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m01s162
8) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m04s293
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1m05s347
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m05s697
11) Jean-Éric Vergne (FRA/STR-Renault) +1m11s920
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +54s262* (punido com acréscimo de 20s)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1m15s975
14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1m22s447
15) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1m30s825
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) -1 volta
17) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) -1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) -5 voltas
Não completaram:
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) volta 38
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) volta 32
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) volta 1
André Lotterer (ALE/Caterham-Renault) volta 1
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) volta 38
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) volta 32
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) volta 1
André Lotterer (ALE/Caterham-Renault) volta 1
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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