sábado, 3 de maio de 2014

Cerca de 10 mil pessoas deixam de declarar o IR

Por: REGINA CARVALHO - GAZETAWEB
 Cerca de 10 mil pessoas deixam de declarar o IR


O delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Feitosa, informou à Gazetaweb que 212 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física foram entregues até a última quarta-feira. Desse total, cerca de 10 mil foram retificadoras. Ainda segundo o órgão, cerca de 10 mil pessoas deixaram de fazer o procedimento dentro do prazo exigido.

Segundo Plínio Feitosa, os números deste ano não diferem muito daquele registrado em 2013. O prazo para entrega da declaração acabou no último dia 30 em todo o País. “Algumas pessoas não fazem por esquecimento, outras, porque simplesmente não querem fazer. E há também aqueles que não declaram por puro desconhecimento”, afirmou.

A previsão da Receita Federal é a de que o primeiro lote seja liberado em junho. Quem ainda não fez o procedimento poderá fazê-lo mediante pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,74 – porém, a multa pode chegar a até 20% do valor do imposto devido. “Poderá fazer a declaração, sim, mas terá que pagar a multa de 1% por cada mês de atraso que incidir sobre o imposto”, acrescentou o delegado da Receita Federal.

Informações que constam no site da Receita Federal dão conta de que, até as 23h59m59s do dia 30, no encerramento do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2014, chegaram aos sistemas da Receita Federal 26.883.633 declarações. Dessas, 27.508 foram enviadas via m-IRPF (tablets e smartphones). Ontem, os sistemas de entrega já estavam disponíveis para o envio das declarações em atraso.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário