quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dilma, Collor e Renan lideram pesquisa do Ibope em Alagoas

ELEIÇÕES. Rejeição a Teotonio Vilela Filho também é avaliada e alcança 31% do eleitorado
 

Por: THIAGO GOMES - REPÓRTER
Se as eleições fossem hoje, o senador Renan Calheiros (PMDB) seria o novo  governador de Alagoas, o senador Fernando Collor (PTB) renovaria o mandato e a presidente Dilma Rousseff teria uma vitória massacrante no estado, considerando os adversários da petista que se apresentam até agora no cenário nacional. É o que aponta a primeira pesquisa de intenções de voto, realizada pelo Ibope, em Alagoas, encomendada pelo diretório nacional do PMDB.

Se os candidatos ao governo fossem Renan Calheiros, o senador Benedito de Lira (PP), o deputado federal Alexandre Toledo (PSB) e Mário Agra (PSOL), o atual presidente do Congresso Nacional teria 41% das intenções de voto, enquanto o senador do PP aparece com 21%, uma vantagem larga de 20%. Toledo surge com 4% e Agra, com 3% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, a soma dos votos brancos, nulos e os eleitores que se disseram indecisos na entrevista alcança 30%.

O Ibope também quis saber qual era a opinião dos eleitores de Alagoas se Renan Calheiros abrisse mão da disputa e lançasse o deputado federal Renan Filho (PMDB) candidato ao governo do Estado. Neste cenário, o parlamentar fica na liderança, mas com uma pequena margem de vantagem em relação a Benedito de Lira, o candidato segundo colocado. Renan Filho registra 29% das intenções de voto, enquanto o senador do PP recua para 26%, Toledo sobe para 5% e Agra cresce para 4%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos, pode-se configurar um empate técnico entre Renan e Benedito de Lira. Votos brancos, nulos e os que não souberam opinar aumentam para 35% caso fossem esses os candidatos.

SENADO

Para o Senado, quem leva a melhor é Fernando Collor. Ele estaria reeleito com 38% das intenções de voto e derrotaria os demais supostos adversários, a exemplo da vereadora Heloisa Helena (PSOL), a segunda colocada, que alcançaria 32%, o ex-prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (PMDB), que fica com 9%, e o atual vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô (DEM), com 6%. Dos eleitores que disseram votar em branco, nulo e não quiseram responder, a soma alcançou 16%.

Vale ressaltar que Luciano Barbosa está inserido na mesma frente partidária em que está o senador Fernando Collor. Os dois não se enfrentariam sendo da mesma coligação e, com a saída de Barbosa, a tendência seria a ampliação da vantagem do senador do PTB. Em Arapiraca, principal reduto político de Luciano Barbosa, a prefeita Célia Rocha é do PTB, mesmo partido de Collor.

Na disputa pela Presidência da República, Dilma Rousseff abre um abismo de vantagem com relação a Eduardo Campos (PSB). Ela teria 60% das intenções de voto, enquanto o governador de Pernambuco somaria 9%. O senador Aécio Neves (PSDB) ficou com 5%. Votos brancos, nulos e não souberam informar somam 21%.

FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário