Após danificar bico em toque com Rosberg na primeira volta, Felipe Massa faz corrida discreta e chega em oitavo. Raikkonen e Vettel completam pódio
Logo depois de cravar a pole position para o GP da Hungria no treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton manteve os “pés no chão” e afirmou que um triunfo neste domingo em Hungaroring seria muito difícil: “Temos uma colina íngreme para escalar por causa dos pneus, e será um milagre se ganharmos. Sinto que a vitória ainda está um pouco distante”, disse. Milagre pedido, milagre feito. Com uma atuação impecável, o campeão mundial de 2008 conseguiu administrar o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste (35º C) para, enfim, “ir às alturas” com sua primeira vitória na Mercedes, após seis anos na McLaren.
Possíveis companheiros de RBR em 2014, o alemão Sebastian Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen protagonizaram um acirrado duelo nos instantes finais pelo segundo lugar. O tricampeão tentou um bote no rival da Lotus a três voltas do fim, mas o "Homem de Gelo" - que apostava em uma estratégia de uma parada a menos - fechou a porta e segurou posição, deixando o rival com o degrau mais baixo do pódio.
Hamilton celebra sua primeira vitória com a Mercedes na Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Discreto, Felipe Massa terminou a prova em oitavo após fazer boa largada (Foto: EFE)
De quebra, o resultado coloca Hamilton de vez na briga pela taça. O britânico chegou aos 124 pontos e se aproximou dos rivais na classificação. Mas a principal mudança na tabela após dez das 19 etapas disputadas fica por conta de Raikkonen, que supera Alonso e assume a vice-liderança com 134 pontos, um à frente do espanhol. No topo, Vettel aumentou um pouco mais sua vantagem e lidera com 172. A Fórmula 1 agora entra nas tradicionais férias de meio de ano e só volta daqui a um mês, com o GP da Bélgica, de 23 a 25 de agosto.
Raikkonen e Vettel completaram o pódio do GP da Hungria (Foto: EFE)
Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e espremeu Grosjean na esquerda para segurar a segunda posição. O francês da Lotus ainda teve que suportar a pressão de Alonso, que havia superado Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em sétimo, ganhou a posição de Raikkonen. Mas ao tentar atacar Rosberg, acabou tocando no pneu traseiro direito do alemão, perdendo um pequeno pedaço do bico de sua Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição, e o brasileiro subiu para quinto.
Largada do GP da Hungria, décima etapa da temporada 2013 (Foto: AP)
Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, na volta 10, retornando à pista em oitavo, logo atrás de Button. Vettel assumiu a liderança provisória até fazer seu pit stop duas passagens depois. O tricampeão também voltou depois de Button, mas a essa altura Hamilton já havia passado o inglês da McLaren e estava mais à frente - o que, no fim, se mostrou vital para a vitória. Grosjean se manteve um pouco mais de tempo na pista, liderando por algumas voltas.
Vettel chega a tocar em Button
Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em décimo com pneus médios – contra macios dos rivais que começaram na frente. Com compostos mais resistentes, o australiano apostava em uma estratégia diferente, seguindo na pista e assumindo a ponta. Button, em terceiro, era mais um com pneus médios a retardar a parada nos boxes. O britânico passou então a segurar as investidas de Vettel. Os dois chegaram a se tocar, e o alemão perdeu parte do bico. Grosjean e Alonso acompanhavam de camarote o embate.
Aconselhado pela equipe, Vettel reduziu o ritmo e deixou Button se afastar para evitar desgaste de pneus. No entanto, o alemão começou a sofrer pressão de Grosjean e precisou fechar a porta em um belo duelo. Enquanto isso, mais atrás, ao tentar tomar a oitava colocação de Sutil, Massa perdeu um pouco de tração na manobra e acabou abrindo espaço para Raikkonen tomar sua posição.
E foi Sutil o primeiro a abandonar a prova (volta 21), justamente na corrida que marcava sua 100ª participação na Fórmula 1. Segundo a Force India, o carro do alemão teve uma pane hidráulica. Ao parar nos boxes, ele ainda teve problemas na fixação de uma das rodas, e o bólido foi recolhido para a garagem.
Hamilton volta à ponta
Na volta 24, Webber enfim fez seu primeiro pit stop. Com isso, Hamilton reassumiu a ponta. Vettel finalmente conseguiu deixar Button para trás e subiu para segundo. Com pneus desgastados, o britânico “abriu a porteira”. Ao ver Grosjean ao seu lado, tentou fechar a porta e chegou a tocar no francês. Na sequência, perdeu também a posição para Alonso, indo para os boxes logo depois.
Calor em Budapeste faz imagem de Hamilton diante de torcida parecer uma pintura (Foto: Reuters)
Na volta 30, Hamilton liderava tranquilamente, com uma vantagem de mais de 10s para Vettel. Mas após perder muito tempo com Button, o alemão da RBR forçava o ritmo e ia descontando aos poucos a desvantagem para o piloto da Mercedes.
Uma passagem depois, Hamilton fez seu segundo pit stop e retornou em quarto. Vettel assumiu a ponta, seguido por Alonso e Webber. A essa altura, Massa – que também já havia visitado os boxes duas vezes – ultrapassava Hulkenberg e subia para nono. Hamilton rapidamente deixou Webber para trás. Com os pit stops de Vettel e Alonso, o britânico novamente passou para a liderança, seguido pelo australiano da RBR e por Raikkonen, ambos com uma parada a menos.
Grosjean punido por manobra sobre Massa
Por ter passado por fora da pista para ganhar a posição de Massa, Grosjean foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) e acabou saindo da briga pelo pódio. A direção de prova interpretou que o francês ganhou vantagem com a manobra. Pelo rádio, o piloto mostrou surpresa com a penalidade: “Por quê?”, gritou espantado.
Completadas 40 das 70 voltas, Hamilton liderava com 2s5 de vantagem sobre Webber. Cinco segundos depois aparecia Raikkonen. Bem mais atrás estava Vettel, com boa vantagem sobre Alonso. Massa era oitavo.
Com táticas diferentes dos demais, Webber e Raikkonen foram para os boxes para o segundo pit stop, voltando, respectivamente, em terceiro e quarto. O líder Hamilton fez o terceiro pit stop na 51ª volta e retornou logo atrás do australiano da RBR. Mas o britânico, com pneus mais novos, logo deixou Webber para trás, evitando perder segundos preciosos. Com uma parada a menos que Hamilton, Vettel era o novo líder.
Hamilton lidera
Na 56ª volta, Vettel foi para os boxes pela terceira vez, retornando em quarto, atrás de Webber e Raikkonen. O alemão então tinha 14 voltas para tirar a desvantagem do companheiro de RBR e de seu possível parceiro de time em 2014 para chegar, pelo menos, em segundo. Enquanto isso, Hamilton voltava para a ponta, com pista livre para a vitória.
Depois de usar três jogos de pneus médios, Webber foi para os boxes, colocou pneus macios e foi para a pista em quarto, para tentar uma arrancada final. Com isso, Raikkonen subiu para segundo, e Vettel, para terceiro. Dez segundos atrás do companheiro de time, o australiano virava 1s5 mais veloz.
Em um fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa na luta pela oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da Mercedes. Na passagem de número 65, seu motor estourou. O carro ainda teve um princípio de incêndio, e Nico precisou abandonar.
Vettel tenta bote em Kimi no fim
Webber não conseguiu manter ritmo forte o suficiente para chegar em Vettel. Sem a pressão do australiano, o alemão decidiu então partir para cima de Kimi. A três voltas do fim, tentou o bote no finlandês. Mas o "Homem de Gelo" fez jogo duro e segurou a segunda posição, provocando reclamações do menino-prodígio da RBR. Enquanto isso, Hamilton rumava com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada em primeiro.
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 70 voltas
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +10s09
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR) +12s4
4) Mark Webber (AUS/RBR) +18s
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +31s4
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +32s2
7) Jenson Button (ING/McLaren) +53s8
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) +56s4
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
11) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1 volta
13) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta
14) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 2 voltas
15) Charles Pic (FRA/Caterham) + 2 voltas
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 3 voltas
17) MAx Chilton (ING/Marussia) + 3 voltas
Abandoram:
Paul Di Resta (ESC/Force India)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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