sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Familiares de Jango participam de cerimônia religiosa em São Borja

Viúva do ex-presidente está em São Borja com filhos e netos.
Moradores também acompanham celebração na Igreja Matriz do município.

Estêvão Pires Do G1 RS, em São Borja
 
 João Goulart
 
Multidão acompanha cerimônia de João Goulart na Igreja Matriz, em São Borja (Foto: Estêvão Pires/G1)Multidão acompanha cerimônia de João Goulart na Igreja Matriz, em São Borja (Foto: Estêvão Pires/G1)
 
Moradores de São Borja e familiares de João Goulart participam na tarde desta sexta-feira (6) da missa com corpo presente do ex-presidente na Igreja Matriz, em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Estão na cidade a viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, além dos filhos João Vicente e Denise e dos netos João Marcelo e Vicente.

A viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, participa de missa (Foto: Estêvão Pires/G1)A viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, participa de missa (Foto: Estêvão Pires/G1)
 
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-RJ) também estão no local. Após um princípio de tumulto com a multidão e uma breve restrição ao acesso para evitar superlotação, a Brigada Militar liberou a entrada da comunidade que acompanha a cerimônia. A missa está prevista para iniciar por volta das 15h30.

O padre Alvano Freitas, um dos que vai conduzir o evento, ressaltou ao G1 a importância da celebração e disse que se trata do evento religioso mais importante de sua vida. Segundo ele, será a missa mais importante de todos os seus anos na Igreja Católica. “Para nós é uma honra muito grande, já que ele foi um presidente deposto injustamente. Queremos que este gesto reforce o regime democrático de direito e que nunca mais alguém se atreva a comprometê-lo”, salientou.

Padre Alvano Freitas conduzirá cerimônia em São Borja (Foto: Estêvão Pires/G1)Padre Alvano Freitas conduzirá cerimônia em São
Borja (Foto: Estêvão Pires/G1)

Além de Alvano, o padre Irineu Machado também será responsável pela cerimônia. Três pessoas devem discursar: o filho, João Vicente Goulart, o senador Pedro Simon (PMDB), e a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Outros familiares de Jango também estão presentes, como o neto Christopher Goulart, e filha Denise Goulart, e a ex-mulher do ex-presidente, Maria Thereza Goulart.

Diversas bandeiras nacionais estão sendo carregadas pelo público, assim como quadros com a imagem de João Goulart. Simpatizantes deixaram homenagens ao lado da urna. Depois da cerimônia religiosa, os restos mortais de Jango serão levados ao Cemitério Jardim da Paz, onde ocorrerá o segundo enterro.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário