Todo mundo sabe que exercício físico faz bem para a saúde, mas são tantos os tipos de treino e modalidades oferecidas que fica difícil saber qual é o ideal para cada objetivo, como perder peso ou ganhar músculos e conquistar a forma física dos seus sonhos.
Por
isso, o personal trainer e especialista em bases metabólicas e
fisiológicas aplicadas à atividade física e nutrição pela Universidade
de São Paulo, Rodrigo Roggero, respondeu a 15 grandes dúvidas sobre
atividade física.
Faça um check up médico, pegue sua garrafa
d'água, calce o tênis e bora conquistar uma vida mais saudável e de
quebra ganhar o corpo perfeito!
Sim, é possível. Contudo, o tempo necessário para atingir esse objetivo vai depender do tipo de treino escolhido, nível de comprometimento e dedicação pessoal e individualismo genético.
2. Suplementos ajudam mesmo a emagrecer?
Alguns suplementos ajudam na lipase hormônio sensível, promovendo um aumento da quantidade de gordura circulante, ou seja, disponível para ser utilizada na prática dos exercícios aeróbios, onde a frequência cardíaca deve permanecer entre 60% e 75% da FC máxima, principalmente após 10 a 20 minutos contínuos.
3. Parei de fumar e comecei a engordar, como o exercício físico pode me ajudar?
O exercício pode te ajudar de diversas maneiras, principalmente porque promove aumento do gasto calórico e atua na liberação de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina que auxiliam no controle da ansiedade.
4. A musculação transforma gordura em músculo?
Não! A gordura é apenas um substrato energético utilizado pelo organismo para as funções corporais, como produção hormonal e funcionamento dos músculos. Nesse sentido, quando aumentamos a quantidade e/ou a intensidade dos exercícios também aumentamos a utilização desse substrato como fonte primária de energia, diminuindo a gordura corporal total e melhorando a condição e tamanho dos músculos.
5. Qual o melhor exercício para emagrecer?
São indicados todos os exercícios que promovam uma frequência cardíaca estável entre 60% - 75% da FC máxima, especialmente entre o décimo e vigésimo minuto do início da prática contínua.
6. O que devo comer depois dos exercícios aeróbicos?
O exercício aeróbio consiste na utilização da gordura como fonte principal de energia. Entretanto, outros substratos também são utilizados durante a prática, motivo pelo qual é importante que a ingestão alimentar seja equilibrada nutricionalmente entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas e minerais).
7. Qual o exercício aeróbico mais indicado para quem quer perder peso?
Isso pode depender do preparo físico atual do indivíduo, os exercícios mais indicados são a caminhada, bicicleta ergométrica e exercícios na água, respeitando-se a frequência cardíaca estipulada para cada indivíduo (60%-75% da máxima).
8. Posso usar o exercício físico como mecanismo de compensação quando abusar das calorias?
O importante é que esta situação não se torne uma constante, ou seja, se a sua alimentação é equilibrada e você enfia o pé na jaca no happy hour, pode aumentar a intensidade dos exercícios no dia seguinte, mas se você fizer isso constantemente, poderá sofrer lesões nas articulações e músculos, pois estas estruturas precisam de um tempo de descanso de no mínimo 24 horas, salvo as exceções. No caso das articulações esse período de descanso pode chegar a 48 horas dependendo da intensidade dos exercícios.
9. Quando o exercício físico se torna prejudicial?
Quando os descansos necessários para o corpo se recuperar não são respeitados.
10. Quantas vezes por semana devo praticar atividade física com o objetivo de perder peso?
De 3 a 5 vezes por semana, dependendo da condição física atual e do tempo que você tem disponível para a prática.
11. É bom ficar dolorido após a prática de exercícios físicos?
Dor não é indício de resultado! O ideal é que no dia seguinte você sinta que treinou aquele músculo sem que haja limitação de amplitude máxima de movimento por causa da dor.
12. Posso fazer exercícios aeróbicos e musculação no mesmo dia?
Sim, respeitando os seus limites e de acordo com seus objetivos, o profissional irá montar um treino específico, adaptado às suas necessidades.
13. Devo comer antes de praticar meus exercícios?
Sim, o ideal é ingerir pequenas porções e, de preferência, alimentos leves e ricos em carboidratos como uma barra de cereais integrais.
14. Acordo bem cedo e vou malhar, posso fazer isso em jejum e só comer depois?
Não é recomendável, mas já existem alguns estudos que apontam um gasto calórico maior no treinamento em jejum. Cuidado! Não se esqueça de que você passou praticamente 08 horas sem se alimentar, o que é denominado "jejum noturno", mas o seu organismo não parou de trabalhar. Assim, quando você intensifica o gasto calórico por meio do exercício, mas não há energia disponível, pode haver fraqueza muscular, tontura, fadiga, fome exacerbada e até desmaios por hipoglicemia.
15. Pilates e ioga ajudam a emagrecer?
Sim, todo exercício requer gasto energético, mas os resultados dependerão da intensidade e volume do treinamento combinados com uma ingesta adequada e equilibrada de nutrientes.
FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário