O governo da China passou a permitir formalmente a partir deste sábado que casais chineses tenham um segundo filho se um dos pais for filho único, na primeira flexibilização de uma restritiva política de controle da natalidade que vigora há mais de três décadas.
Implementada por volta de 1980, a política que tinha como objetivo conter o crescimento da população chinesa obrigou a maioria dos casais a ter apenas um filho, mas permitia uma segunda criança se nenhum dos pais tivesse irmãos ou se o primogênito nascido em áreas rurais fosse do sexo feminino.
Demógrafos e formuladores de política calculam que a flexibilização irá beneficiar até 20 milhões de chineses, a maioria com residência em áreas urbanas, e resultar no nascimento anual de mais 1 milhão a 2 milhões de bebês nos primeiros anos, além dos 16 milhões que já nascem anualmente na China. Segundo eles, no entanto, a medida é tão limitada que não há expectativa que os nascimentos extras gerem pressão sobre serviços como saúde pública e educação.
A China alega que sua política restritiva contribuiu para o controle do crescimento populacional e para fortalecer a economia, mas críticos afirmam que a medida é uma violação dos direitos humanos. O gigante asiático é o país mais populoso do mundo, com 1,35 bilhão de pessoas. Fonte: Associated Press.
FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS
PALAVRAS DE RENILTON SILVA: Seria bom que essa lei viesse pro Brasil, só assim milhares de pais e mães iriam ter mais compromisso com seus filhos.
Aqui no Brasil é um absurdo, uma boa parte das famílias brasileiras coloca-se filhos no mundo sem um pingo de responsabilidade; aí surgem famílias desestruturadas - Pais dando maus exemplos; filhos roubando e matando; pai matando filho, filho matando pai....; muitos dependendo do bolsa-família e sem coragem para lutar, ou seja, sem coragem para estudar e trabalhar (sabemos que existem outros países e outros casos mundiais, MAS ESTAMOS FALANDO SOBRE O BRASIL). Isso é uma vergonha!
E o pior que depois de colocarem filhos no mundo sem responsabilidade, muitos pais ainda têm a cara de pau de colocarem toda a culpa nos governantes (vereadores, prefeitos, deputados, senadores, presidentes.....) por não conseguirem nada na vida.
OBS.: "Pais e mães" e futuros pais: Se forem colocar filhos no mundo, tenham responsabilidade e compromisso. Não sejam inúteis, pois o país e o mundo precisam de todos nós, que possamos estar atentos e responsáveis pelo presente e futuro dessa Nação!
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário