Ele ajudou a divulgar a bossa nova no mundo a partir dos anos 50.
Artista tratava de um câncer em sua casa em Los Angeles, nos EUA.
Morreu na sexta-feira (27) o músico Oscar Castro Neves, aos 73 anos. Ele tratava há meses de um câncer e passou o estágio final da doença em sua casa, em Los Angeles, nos EUA.
O compositor, arranjador e violonista Oscar Castro Neves ficou conhecido por ajudar a divulgar a bossa nova no mundo nos anos 50. Ele foi um dos precursores do estilo e formou o grupo Irmãos Castro Neves.
Nascido no Rio de Janeiro, Oscar começou a carreira musical tocando cavaquinho. Após começar a tocar violão, montou o grupo com os irmãos Mário, pianista. Iko, baixista e Léo, baterista.
Junto com Tom Jobim e João Gilberto, ele é reconhecido como um dos responsáveis por estabelecer a reputação da bossa nova no exterior, especialmente nos EUA. Oscar participou do histórico show de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York.
Ele acabou se mudando para o país, onde tocou com Dizzy Gillespie e outras estrelas do país. Em Los Angeles, Oscar Castro Neves trabalhou também como arranjador de trilhas sonoras de filmes como "Mudança de hábito 2", de 1993, e "L.A. Story", de 1991.
Em 2008 ele foi instrumentista e codiretor musical do espetáculo "Bossa nova 50 anos", realizado na Praia de Ipanema, no Rio.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário