quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dia de Corpus Christi em Campo Alegre - AL

CORPUS CHRISTI


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

 .
 Igreja Católica Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Campo Alegre - Alagoas


Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, pelo professor Jorge Vieira da costa (Professor Jorge), filho da saudosa professora Dona Jaci. 

São 32 anos de realização do tapete em Campo Alegre. 

Todos os anos o tapete é confeccionado pelas pessoas desta cidade: Moradores e demais pessoas que passam à noite de quarta-feira inteira (noite anterior ao dia de Corpus Christi) trabalhando sem medir esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé, onde populares são envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.

O tapete é confeccionado a base de pó de serragem, folhas e tintas, com o apoio do município, porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.

Na manhã de hoje, Dia de Corpus Christi, acontece a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, em Campo Alegre, ponto inicial do tapete. Após a celebração da santa missa, inicia-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitas pelo tradicional tapete.


ATENÇÃO: Agradecemos à Eliana Santos e a professora Eluzenita Chagas, por nos cederem as fotos para esta postagem.

























































RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário