É essencial atentar-se à forma de escrever e-mails que rodam pela empresa
Cuidar com a linguagem e conteúdo transmite boa imagem à chefia.
Atualmente, a maioria das empresas trabalha à base de computadores integrados, por isso, a boa etiqueta no ambiente corporativo também deve prevalecer no aspecto virtual. Segundo Madalena Feliciano, diretora geral do Outliers Careers, é necessário atentar-se pela maneira como se escreve e-mails que vão circular pela empresa. "Desde erros ortográficos até piadinhas que parecem ser inocentes, mas que possuem potencial para magoar alguém, nada pode passar em um e-mail corporativo. É necessário prestar atenção redobrada em tudo", diz.
Veja abaixo as dicas da especialista:
Amigos, amigos, negócios à parte
Os e-mails trocados utilizando-se o domínio da empresa devem ser estritamente profissionais. "É cada vez mais comum o vazamento de informações via e-mail ou mídias digitais que podem causar danos à empresa, por isso, é necessário separar bem o ambiente pessoal do de trabalho", explica Madalena.
Escrever pouco é escrever bem
Quando se quer passar uma mensagem, é sempre bom escrever de modo conciso, porém educado. "Ir direto ao ponto rapidamente, sem deixar de fora o que é essencial, é de bom tom nos e-mails profissionais", aponta.
Cuidado com o português
Para um profissional formado, sempre pega mal escrever errado, mesmo que seja por pura falta de atenção. "A capacidade e credibilidade do indivíduo são analisadas, também, por e-mail, por isso a necessidade de checar o que se escreve", diz a coach.
Checar antes de apertar "enviar"
Uma mexida desatenta no mouse, e o e-mail é enviado pela metade ou com informações incorretas. Segundo a diretora geral do Outliers Careers, é importante checar com precisão o corpo do e-mail, para ter certeza que ele será enviado da forma desejada.
Nada de beijos e abraços
Na hora de assinar um e-mail, é altamente recomendado que se escreva apenas "atenciosamente", ou, para encurtar, "att". Por mais que você seja próximo, colocar "beijos" ou "abraços" no final de um e-mail corporativo pode não ser bem visto pelos superiores.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário