quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Novo remédio contra a Aids édistribuído em AL

HIV. Medicamento 3 em 1 beneficiará pacientes no início do tratamento

Novo remédio contra a Aids é distribuído em AL
Por: IGOR GOUVEIA * - ESTAGIÁRIO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) liberou, ontem, a distribuição do novo medicamento 3 em 1 para o tratamento do vírus HIV e da Aids. Foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) 57 mil comprimidos de dose fixa para atender aos pacientes do Estado. Nesta primeira fase, o novo remédio beneficiará apenas os pacientes que estiverem começando o tratamento.


De acordo com dados do MS, o investimento inicial para atender a novos pacientes foi de aproximadamente de R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos. A dose fixa combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), é de fácil ingestão, o que significa a redução de 3 medicamentos para apenas 1 comprimido.



A gerente de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa Santos, explica que, com a quantidade enviada para Alagoas, metade dos novos soropositivos do Estado poderão ser beneficiados. “A situação do HIV e da Aids em Alagoas é bastante preocupante. Todos os dias, novos casos são registrados e as taxas aumentam com certa regularidade”, disse.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário