sábado, 24 de janeiro de 2015

Maceió deixa de ser a cidade mais violenta do País, segundo ONG

RELATÓRIO. No ranking mundial, a capital alagoana caiu uma posição e, agora, é a 6ª mais insegura

Maceió deixa de ser a cidade mais violenta do País, segundo ONG
Por: THIAGO GOMES - REPÓRTER
Maceió ainda se destaca, mas perdeu o título de cidade mais violenta do Brasil. Pelo menos é o que aponta o relatório da Organização Não Governamental (ONG) mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal, divulgado no início desta semana, pela imprensa internacional. O cenário é referente ao ano passado. No ranking mundial, a capital alagoana caiu uma posição e, agora, é a 6ª mais insegura. João Pessoa é o grande destaque do País e, com um elevado número de mortes, superou as estatísticas de Alagoas.

De acordo com os dados divulgados pela ONG, Maceió obteve taxa de 72,91 assassinados por cada grupo de 100 mil habitantes, em 2014. A capital paraibana, por sua vez, atingiu quase 80 homicídios (mais precisamente 79,41 crimes desta natureza) por 100 mil habitantes ao longo dos últimos doze meses. Com isso, João Pessoa passou Maceió na lista nacional e subiu da 9ª para a 4ª posição no ranking das 50 cidades mais perigosas do mundo para se viver. Fortaleza também caiu uma posição (era 7ª no mundo e passou para 8ª). Em 2014, a capital cearense tem taxa de 66,55 assassinatos.

O secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, preferiu ser sensato, não quis enaltecer a pequena melhora no ranking e afirma estar incomodado por Maceió ainda figurar entre as piores cidades para se morar do mundo. Segundo ele, a segurança pública tem a grande missão de reduzir drasticamente os números da violência. Gaspar diz não saber a metodologia para mensurar a quantidade de homicídios, adotada pela ONG mexicana e salientou que a Defesa Social dispõe de dados que mostram uma reversão no índice de homicídios.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário