quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Desperdício de água em AL chega a 46,1%

SEM CONTROLE. Relatório sugere que crescimento tem ocorrido por falhas nos controles operacionais

Por: AGÊNCIA BRASIL

Alagoas é o Estado que menos consome e um dos que mais desperdiçam água em todo o País. A constatação é de um estudo realizado pelo Ministério das Cidades, que aponta uma perda de 46,1% da água potável distribuída à população em todo o Estado.

Segundo o relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento de Alagoas (Casal) desperdiçou 46,1% da água tratada, um aumento de 19,2% em relação a 2012, quando foi registrado um desperdício de 35,6%.

O relatório sugere que esse crescimento  pode ser decorrente de falhas nos controles operacionais, “podendo o indicador não refletir a realidade, de fato, dos sistemas da companhia”.

Já o desperdício entre o tratamento e a distribuição de toda a água consumida no País, em 2013, ficou em 37%. O percentual ficou estável em relação ao verificado em 2012, quando o levantamento mostrou que, de toda a água tratada no período no Brasil, 36,9% não chegavam às torneiras dos consumidores.

Os números, que são os mais recentes, indicam que o desperdício permanece acima do percentual indicado pelo SNIS, que é abaixo de 20%. Entre as principais causas apontadas para o desperdício estão os vazamentos em adutoras, nas redes, nos ramais, em conexões e nos reservatórios das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento de água.

As regiões Norte e Nordeste apresentam a maior taxa de desperdício, com 50,8% e 45%, respectivamente, seguidas do Sul (35,1%), do Centro-Oeste (33,4%) e do Sudeste (33,4%).




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário