Rosana Maldonado trabalha com cozinha light para diversas clientes.
Confira três receitas magras - uma, de sobremesa - do cardápio Dukan.
Rosana Maldonado perdeu 30 kg em seis meses de dieta (Foto: Arquivo pessoal)
No auge do peso, barriga saliente era o que mais incomodava (Foto: Arquivo Pessoal)
“Minha mãe e meus irmãos sempre falavam que eu precisava emagrecer, mas nunca adiantou. Eu só cai na real em março deste ano, após receber uma foto enviada pela minha prima. Eu mesma não tirei nenhuma foto de corpo inteiro de biquíni, até porque não tinha nenhum que ficasse bom em mim. Quando vi a tal foto eu fiquei chocada, me assustei pois não tinha a real noção de como eu estava grande”, conta Rosana.
Com endometriose e o colesterol alto por conta da obesidade, a ex-manicure decidiu voltar ao peso que tinha antes de casar, há 10 anos. “Eu sempre fui magra, mas me casei cedo, aos 19 anos, e depois de uns três anos casada, já tinha mudado meus hábitos para pior e comecei a engordar. Há cada ano eu engordava mais e mais e sempre procurei o “jeitinho” mais fácil pra tentar eliminar peso e sempre acabou dando errado. Fazia dietas malucas, emagrecia e voltava a engordar o que tinha perdido e um pouco mais. Foi então que conheci a Dukan, uma dieta que retira o carboidratos das refeições e substitui por alimentos saudáveis. Como eu era viciada em frituras e massas, tentei as substituições e deu super certo”, conta Rosana.
Dukan ou low carb não são modinhas, são mudanças de hábitos"
Autor
“Segui a risca as dicas e as receitas propostas na dieta e comecei a fazer exercícios todos os dias, mesmo que fosse 30 minutos de caminhada. Eu era viciada em massas, fui substituindo por aveia e os cereais permitidos na dieta, sempre integrais. Nos primeiros dez dias, eliminei sete quilos e animei muito. Foi aqui que comecei a aprender a cozinhar e preparar minhas refeições cada vez mais saudáveis, sem óleo, sem frituras, comendo sempre alimentos frescos e com muitas vitaminas. Passei a não comer nenhuma porcaria e fazer exercícios todos os dias”, conta Rosana.
“Sempre cozinhei bem e aí comecei a dieta e passei a fazer tudo Dukan. Adaptei receitas, cheguei a umas muito boas e minhas clientes ficavam me pedindo para fazer pratos saudáveis para elas também. Foi aí que tive a ideia de fazer isso um negócio. Hoje, faço consultoria do cardápio e cozinho na casa delas refeições saudáveis, da Dukan e abordagem low carb. Deixo tudo prontinho, pratos para a semana toda e tudo sem óleo, saudáveis e com poucas calorias. Comecei de maneira despretensiosa, mas já estou contando com um auxílio de uma nutricionista e vou expandir meus negócios para São José do Rio Preto (SP)."
Agora, com o novo negócio e a rentabilidade da ex-manicure crescendo, ela aposta em profissionalização nos estudos. “Quero cursar gastronomia voltada à comidas saudáveis. Quero muito tirar essa má impressão que alguns especialistas tem sobre a low carb, algo que já acontece em grandes cidades, mas não no interior. Esses conceitos - Dukan e low carb 0 não são modinhas, são mudanças de hábitos”, diz a ex-manicure.
Receitas saudáveis fazem sucesso com clientes (Foto: Arquivo Pessoal)
Almôndegas Dukan
1kg de carne moida
1 ovo
1 e ½ colher de farelo de aveia
1 molho de tomate (light)
1cebola
Temperos a gosto
Modo de preparo: misture todos os ingredientes – exceto o molho de tomate e a cebola – e amasse. Dê o formato de bolinhas. Em uma panela de pressão, acrescente a cebola, refogue mesmo sem óleo e acrescente o molho de tomate. Junte as bolinhas de carne e coloque na pressão por cerca de 5 minutos – ou até que elas fiquem cozidas.
Strogonoff light
2 filés de peito de frango, picados em cubos
3 colheres de creme de leite (light)
1 copo de requeijão (light/zero)
Temperos a gosto
1 colher de mostarda (low carb)
1 colher de ketchup (low carb)
Modo de preparo
Refogue o peito de frango em uma panela antiaderente, sem utilizar óleo. Espere desidratar junte o restante dos ingredientes um a um, por último o creme de leite, com o fogo já desligado.
Milk shake sem sorvete
300 ml de leite desnatado líquido
4 colheres de leite em pó desnatado
1 colher de chá de adoçante
1 suco em pó de sua preferência (diet)
Modo de preparo: Faça gelinhos de leite desnatado, congelando em forminhas de gelo ou saquinhos de gelinho/juju/sacolé. Para fazer o milk shake é só juntar os gelinhos de leite com os outros ingredientes e bater no liquidificador.
FONTE? G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário