Uma das provas mais emocionantes dos últimos tempos tem pódio de Pérez e batida 'cinematográfica'. Após polêmica da Malásia, Massa fecha em 7º, à frente de Bottas
Por ser a 900ª corrida da Fórmula 1, o GP do Bahrein já tinha
seu lugar reservado na história. Mas a prova deste domingo deverá ser lembrada também como a afirmação da "nova F-1".
O que se viu neste domingo foi uma das
corridas mais emocionantes dos últimos tempos. Uma prova
recheada de disputadas por todo pelotão, da largada até a bandeirada.
Uma bela resposta às enxurradas de críticas às novas regras. E sob os
milhares de holofotes que iluminavam o primeiro GP noturno disputado em
Sakhir,
brilhou intensamente a estrela de Lewis Hamilton.
Com os carros da Mercedes imbatíveis por todo o fim de semana, o
britânico tomou a liderança
do companheiro Nico Rosberg na largada, perdeu a ponta durante a prova e
recuperou na parada dos boxes. Nas voltas finais, mostrou que não é
campeão
mundial à toa ao segurar o parceiro mesmo estando com pneus mais lentos
(médios
x macios). Mais que um triunfo, o resultado deste domingo foi uma
demonstração de força
de Hamilton, em um duelo que promete se estender até o fim do ano
valendo a taça de
2014. De quebra, o inglês chegou à 24ª vitória na carreira, passou
Nelson Piquet e igualou a lenda Juan Manuel Fangio no top 10 dos maiores
vencedores da categoria. Apesar da "derrota", Rosberg se mantém na
liderança do campeonato, com 61 pontos contra 50 de Lewis.
Lewis Hamilton e Nico Rosberg protagonizaram belo duelo no GP do Bahrein (Foto: AP)
Massa chega à frente de Bottas
Após a polêmica das ordens da Williams no GP da Malásia, Felipe
Massa e Valtteri Bottas andaram próximos durante toda a corrida. Na maior parte
da prova, a dupla disputou a terceira posição com Pérez e Hulk. Mas com uma
estratégia de três pit stops contra dois dos demais pilotos do pelotão da
frente, o brasileiro e o finlandês ainda se viram superados pelas RBR de Daniel
Ricciardo, o quarto, e Sebastian Vettel, o sexto. A corrida ainda foi marcada
pela inconsequente batida de Pastor Maldonado (Lotus) em Esteban Gutiérrez
(Sauber), que provocou a entrada do safety car. O venezuelano saída dos boxes e não tomou conhecimento do mexicano,
que contornava normalmente a primeira curva, acertando em cheio a Sauber do
rival, que capotou e demorou alguns segundos para se recuperar do susto.
Felipe Massa teve muito trabalho durante toda a corrida e terminou na sétima posição (Foto: AFP)
Outros
pilotos que brilharam neste domingo foram Sergio Pérez (Force
India) e Daniel Ricciardo (RBR). O mexicano levou a batalha interna com o
badalado Nico Hulkenberg e colocou pela primeira vez a Force India no
pódio. Já o australiano, que largou em 13º por causa de uma punição, não
tomou conhecimento do tetracampeão Sebastian Vettel e ainda passou Hulk
para receber a bandeirada em quarto. Fernando Alonso levou uma
discretíssima Ferrari ao nono lugar e ainda comemorou. Kimi Raikkonen
fechou a zona de pontuação. Enquanto as demais equipes de motor Mercedes
brilharam, a McLaren decepcionou. Jenson Button e Kevin Magnussen não
figuraram em nenhum momento entre os ponteiros e abandonaram com
problemas nos carros.
Esteban Gutierrez capota após ser atingido por Pastor Maldonado em acidente cinematográfico (Foto: AFP)
A corrida: Massa e Hamilton largam bem
Felipe Massa largou muito bem: partindo de sétimo, não tomou
conhecimento de Button, Raikkonen, Pérez e de seu companheiro Bottas e pulou
para terceiro. Hamilton também começou bem: jogando duro, espalhou Rosberg e
tomou a liderança. Já a decepção ficou por conta de Kimi, que caiu de quinto
para nono. Com um pneu estourado, Jean-Eric Vergne (STR) teve que ir para os
boxes no fim da volta de abertura e caiu para último.
O piloto brasileiro conseguiu acompanhar as Flechas de Prata por
algumas voltas. Mas com carros superiores, Hamilton e Rosberg logo abriram
vantagem, dando início à uma corrida particular. Enquanto isso, seu parceiro
Bottas perdia posições para Button e Hulkenberg, caindo para sexto. Reclamando de pouca potência
no motor Ferrari de seu F14T, Alonso se encontrava em oitavo, com Raikkonen e Vettel
na sua cola.
Em pouco mais de dez voltas, a vantagem da dupla da Mercedes
para o terceiro, Massa, já era de mais de 10s. Sem conseguir acompanhar o ritmo
dos dois primeiros, Felipe começou a ter que se preocupar com Pérez. Na volta
12, o audacioso mexicano atacou o brasileiro na curva 4. Massa
deu o troco e ficou à frente, mas nos trechos seguintes, Pérez conseguiu tomar a dianteira e
assumir o terceiro lugar. No pelotão traseiro, Sutil tocou em Bianchi, rodou e foi
o primeiro a dar adeus à prova. O francês teve um pneu furado.
Enquanto os competidores faziam seus primeiros pit stops,
Vettel avisava à equipe que sua asa móvel não estava funcionando. Com seu
companheiro Ricciardo na sua cola, o tetracampeão mundial ouviu a “temida”
frase: “Daniel está mais rápido que você”, e teve que abrir caminho para o
australiano.
Rosberg passa Hamilton, que recupera liderança nos boxes
Lá na ponta, o duelo particular das Mercedes esquentou.
Rosberg deu o bote em Hamilton na curva 1, mas o britânico deu o “X” e retomou
a liderança. O alemão tentou de novo na volta seguinte, e dessa vez com
sucesso.
A primeira rodada de pit stops mexeu com as primeiras
posições. Bottas parou mais cedo que Massa e assumiu a terceira posição. Por
também ter ido aos boxes antes, Hulkenberg foi outro que levou a melhor sobre seu
parceiro de time, Pérez, e assumiu o quinto lugar. Na mesma tática, Hamilton
parou na volta 18, aproveitou-se dos pneus mais frescos que Rosberg e retomou a
ponta assim que o alemão visitou os boxes três passagens depois.
Enquanto
pressionava Bottas, Massa via as Force India de Hulk
e Pérez nos seus retrovisores em uma linda briga de quatro carros. O
finlandês segurou
o brasileiro até ir para os boxes, na volta 26. Apesar da pista livre,
Felipe precisou conter uma investida de Hulkenberg, mas aproveitou-se da
briga entre a dupla da Force India,
na qual Pérez levou a melhor, para se distanciar. Entretanto, com os
pneus
deteriorados, ele não conseguiu segurar a pressão do mexicano e do
alemão,
caiu para quinto, e decidiu fazer sua segunda parada.
Dupla da Mercedes adota tática diferente
Na briga pela primeira posição, Rosberg adotou uma
estratégia diferente da de Hamilton ao colocar pneus médios. Com compostos
macios, o britânico pôde então abrir sete segundos de vantagem na ponta quando a
corrida chegava em sua metade.
Após fazer seu segundo pit stop, Bottas voltou no meiúca, no
meio da briga entre Vettel e Raikkonen. Tentando não perder tempo, o finlandês
da Williams teve que pisar no freio e fritar pneus para não acertar a Ferrari do
compatriota da Ferrari. Poucas voltas depois, ele conseguiu a ultrapassagem. Com as paradas nos boxes dos pilotos de Force
India, Ferrari, McLaren e RBR, Bottas e Massa retornaram para a terceira e
quarta colocações, respectivamente. Na volta 39, o brasileiro foi para os boxes
para sua terceira parada e colocou pneus médios.
Barbeiragem de Maldonado provoca capotagem de Gutiérrez
A 16 voltas do fim, um acidente incrível provocou a entrada
do safety car. Maldonado saía dos boxes, enquanto Gutiérrez completava mais uma
volta. O mexicano contornava a primeira curva normalmente, mas o venezuelano
foi por dentro e acertou a Sauber no meio. Gutiérrez capotou e precisou de
alguns segundos para se recuperar do susto e sair do carro.
Entrada de safety car quase muda história da corrida
Quem se deu bem com a entrada do carro de segurança foi Rosberg.
Para não perder tempo, a Mercedes chamou seus pilotos para os boxes para o segundo e último pit stops de cada um.
Com a diferença para o líder Hamilton reduzida a zero, Nico agora tinha um grande trunfo nas mãos: pneus
macios, contra os compostos médios - e mais lentos - do britânico. Bottas também parou nos
boxes e voltou atrás de Massa, em nono.
Apesar de estar com pneus mais lentos, Hamilton conseguiu se
manter na frente de Rosberg na relargada. Pérez conteve a investida de Hulk e
segurou a terceira posição. Com compostos macios, a dupla da RBR se deu bem:
Vettel e Ricciardo se sustentavam na quinta e sexta colocações. Mais atrás,
Massa e Bottas superavam Button e passavam para sétimo e oitavo.
Reclamando de falta de potência nas retas, Vettel perdeu o
quinto lugar para Ricciardo. Lá na ponta, a seis voltas da bandeirada, Rosberg, com pneus
os mais velozes, enfim decidiu partir para cima de Hamilton. Na primeira tentativa do
alemão, o inglês fechou a porta, demonstrando grande talento. O segundo ataque veio no giro seguinte.
Rosberg botou por dentro na curva 1, mas tomou um lindo “X” do parceiro.
Com
pneus totalmente deteriorados, Hulk perdeu contato com
Pérez. O alemão da Force India passou a puxar um pelotão formado pelos
carros da RBR e da Williams. O primeiro a se livrar de Hulk foi
Ricciardo, que assumiu
o quarto lugar e passou a caçar o mexicano.
Hamilton segura Rosberg 'no talento'
Nas
voltas finais, Hamilton não só segurou a pressão de Nico, como abriu
vantagem para conquistar uma
vitória surpreendente em razão da diferença de pneus. Pérez
completou o pódio, seguido por Ricciardo e Hulk. Massa ainda tentou um
bote em Vettel, mas o alemão fechou a porta e assegurou o sexto lugar. O
brasileiro chegou em sétimo, à frente do companheiro de Williams,
Bottas. Alonso e Raikkonen completaram os dez primeiros.
Lewis Hamilton recebe a bandeirada da vitória no Bahrein (Foto: AFP)
Confira o resultado final do GP do Bahrein:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h38m42s743
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s085
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s067
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +24s489
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +28s654
6) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +29s879
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +31s200
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +31s800
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +32s500
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s400
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +41s300
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +43s100
13) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +59s900
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m02s800
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1m27s900
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 Volta
17) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +2 Voltas
Não completaram:
Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 40 Voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 39 Voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 33 Voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 Voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 17 Voltas
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s085
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s067
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +24s489
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +28s654
6) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +29s879
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +31s200
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +31s800
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +32s500
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s400
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +41s300
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +43s100
13) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +59s900
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m02s800
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1m27s900
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 Volta
17) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +2 Voltas
Não completaram:
Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 40 Voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 39 Voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 33 Voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 Voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 17 Voltas
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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