Sexo masculino prefere utilizar headhunters, redes sociais e networking.
Sites de emprego são a ferramenta mais utilizada pelas mulheres.
Mulheres preferem sites de emprego e Facebook
(Foto: Reprodução/TV Globo)
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Entre os homens 31% afirmam já ter aborado um headhunter em busca de uma oportunidade pelas redes sociais, mesmo sem conhecê-lo ou sem ter tido contato prévio. As mulheres não ficam atrás – 29% afirmam ter abordado um headhunter quando procuravam por novas oportunidades.
"O momento profissional em que cada um se encontra faz toda a diferença na hora de tomar a decisão", afirma Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup.
O LinkedIn é utilizado por 82% dos homens e 76% das mulheres. A rede de contatos é utilizada por 56% dos homens e 51% das mulheres.
A pesquisa foi realizada em dezembro do ano por meio de um questionário online. As respostas são de 704 entrevistados de todo o Brasil.
Jovens
Profissionais de 18 a 35 anos apontam uma preferência maior pelas redes sociais (especialmente LinkedIn) e os sites de empregos. Jornais e revistas ainda são uma forma de busca interessante de oportunidades para 20% dos entrevistados.
Conforme vão ganhando mais experiência, esses profissionais passam a utilizar com maior frequência as consultorias de recrutamento e a sua própria rede de contatos para encontrar novas oportunidades.
Mais experientes
As consultorias aparecem em segundo lugar na lista de prioridades para a busca de oportunidades entre profissionais da faixa etária entre 36 anos e mais de 45 anos, antes dos job boards – sites que publicam oportunidades de diferentes empresas, mas não se responsabilizam pelo processo seletivo.
O uso da rede de contatos (networking) também aumentou entre os profissionais mais experientes. Em média, 58% utiliza sua rede pessoal na busca por oportunidades. Na faixa acima dos 45 anos, esse número aumenta para 65%.
Os jornais e revistas ainda são muito utilizados por profissionais com mais de 45 anos, chegando a 35%.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário