domingo, 5 de janeiro de 2014

DICA DE SAÚDE: Pé chato: causas e tratamento

Fonte: ThinkStock
 
Se você olhar para a parte de dentro de um pé adulto normalmente irá notar uma curvatura ascendente no meio. Embora não dê pra notar, vários tendões da perna e do pé trabalham em conjunto para que ele fique assim: quando não estão posicionados corretamente, o arco desaparece, deixando o pé chato.
O que muita gente não sabe é que uma pequena parte da população realmente herdou o pé chato de família, porque a maioria acaba desenvolvendo o problema com o tempo. O American College of Foot and Ankle Surgeons (ACFAS) estima que apenas 5 por cento dos adultos sofre a deformação, que se torna um problema apenas quando causa dor e limitações físicas.

"Para muitos adultos, pés chatos causam uma dor lancinante no pé que vai piorando com o tempo. É difícil ser ativo, perder peso em excesso e manter um estilo de vida saudável, se os pés doem o tempo todo", afirma Kris DiNucci, pediatra do ACFAS. Então o que fazer para evitar pés chatos? Será possível reverter os danos depois de adulto?
Fonte: Charles A. Brown


CAUSAS
Um antigo estudo realizado por pesquisadores na Índia do século XIX revelou que o pé chato é muito mais recorrente entre indivíduos que usaram calçados antes dos seis anos. As crianças que corriam descalços durante boa parte dos primeiros seis anos -- quando os pés estão em formação -- mostravam arcos longitudinais mais desenvolvidos e menos pés chatos. Depois de adulto, as causas mais comuns para a formação de pés chatos são: estiramento de tendões, inflamação do tendão tibial posterior (que liga a sua perna ao tornozelo e segue até a curvatura do pé), ossos quebrados ou deslocados e doenças como a artrite reumatoide.


SINTOMAS
Muitas pessoas vivem normalmente com o pé chato sem ter maiores problemas ou exigir tratamento. Por outro lado, algumas delas podem apresentar sintomas como fadiga nos pés, dores na região da curvatura, inchaço na parte interior do membro, dificuldades de movimento e dores na panturrilha.

Fonte: MyFlatFeet


TRATAMENTO

Reduzir a pronação pode ajudar a evitar mais problemas no futuro. Especialistas recomendam comprar sapatos com sustentação de curvatura, ou sapatos de estabilidade que controlam os movimentos. O ideal é evitar com lotes de amortecimento e pouco apoio e superfícies irregulares como trilhas e cascalho. A cirurgia é raramente recomendada só para tratar pés chatos.







FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário