quinta-feira, 21 de março de 2013

Vereador diz que foi empurrado por colega e cai em plenário



Bibiana Dionísio Do G1 PR

 

Os vereadores do PSDB Professor Galdino e Felipe Braga Cortes protagonizaram um cena inusitada para Câmara Municipal de Curitiba na sessão plenária de segunda-feira (18). No horário destinado à liderança do partido, Felipe Braga Cortes e Professor Galdino se levantam ao mesmo tempo em direção à tribuna. Os dois caminham lado a lado e, logo em seguida, Professor Galdino cai. Galdino alega que foi agredido, já Cortes disse que o colega partidário simulou, "cavou uma falta". A situação foi registrada por uma leitora que assistia à sessão. 

Por trás da agressão ou da farsa está a disputa pela liderança do PSDB na Casa. A legislatura começou com Galdino na liderança do partido, porém, na quarta-feira (13), em um pronunciamento na tribuna, Cortes anunciou que ele e os demais vereadores do PSDB, Beto Moraes e Serginho do Posto, não estavam satisfeitos com a liderança exercida por Galdino. Os vereadores, então, apresentaram um requerimento que estabelecia Cortes como o novo líder da bancada, Beto Moraes como o primeiro vice-líder e Serginho do Posto como o segundo. Galdino, portanto, foi excluído. O documento foi homologado pela presidência da Câmara. Um dos principais pontos de divergência é a condição oposicionista de Galdino ao governo de Gustavo Fruet na Prefeitura de Curitiba. Os outros parlamentares apoiam a gestão de Fruet.

Nesta quarta-feira (20), o G1 conversou com os vereadores. “Eu ia em direção à tribuna para falar, só que ele [Felipe Braga Cortes] veio rapidinho, como é um pouco mais alto e mais forte também, apertou meu ombro me impedindo de andar. Quando eu coloquei o pé, ele me empurrou e eu cai, ele me deu um solavanco”, contou Professor Galdino.

Galdino, que foi o segundo mais votado nas últimas eleições com 13.983 votos, se diz vítima de perseguição na Câmara. Segundo ele, os demais vereadores da bancada queriam que ele mudasse de ideia quanto ao apoio a Fruet. “Perseguição total porque eu não faço parte desta ideia da situação (...) É sempre assim, humilhar, tirar sarro, estou preocupado com isso. Graças à Deus sou forte”, acrescentou.

Felipe Braga Cortes nega que tenha agredido o colega e diz que ele quis criar um espetáculo para aparecer na mídia. “Ele fez uma farsa, simplesmente se jogou no chão como o jogador que cava a falta. O fato é que houve uma mudança de liderança. Ele, naturalmente, não aceitou”.

Cortes  afirmou que no horário da liderança do PSDB, ele se levantou e Galdino levantou simultaneamente. “Eu coloquei a mão no ombro dele e falei que o momento era da liderança. Ele olhou para mim com cara de assustado e caiu. Fato lamentável. Para mim, ao meu ver, ele quer me imputar uma coisa que eu não fiz”, complementou Felipe Braga Cortes. O vereador diz que Galdino não aceitou ser retirado da liderança e quis criar um espetáculo para aparecer na mídia. “A liderança é uma decisão do partido, não teve nada, não teve briga, foi uma decisão do partido. É lamentável. Para mim é muito ruim”, finalizou.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO




















Nenhum comentário:

Postar um comentário