sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SEMED realiza caminhada em homenagem ao mês das pessoas com deficiência (Agosto Verde)








A Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Alegre - AL, juntamente com a Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, realizou uma grande caminhada, pelas principais ruas da cidade, na tarde desta sexta-feira, 12 de agosto, em homenagem ao mês das pessoas com deficiência, Agosto Verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos, com a finalidade de promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais. O desfile contou com a participação especial da Filarmônica Emeriato Pereira Lima.

É a XX Semana da Pessoa com Deficiência, com muitas apresentações e tarefas, dando ênfase ao objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa. A programação do mês teve início no último dia, 02 de agosto.

Diversas ações estão acontecendo na cidade, nesse agosto verde.

Nos encontros, um grande público de vários prosseguimentos, profissionais da educação, da saúde, assistência social, Adefical - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; demais pessoas e instituições, participam desse momento ímpar. 

Neste mês foram realizadas palestras, com o tema Inclusão x Direito, Lei Brasileira de Inclusão – IBI, com a especialista em educação especial, profª Joelina Cerqueira; a Surdez e a Surdocegueira sob a perspectiva da inclusão escolar, com o especialista em educação, o professor e mestre Nágib José Mendes Santos.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A Inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.
De acordo com dados coletados nas escolas, aproximadamente 150 pessoas com deficiência frequentam a rede de ensino do Município de Campo Alegre - AL. Sabendo disso, o município procura cada vez mais investir no bem estar dessas pessoas. É notório que a pessoa com deficiência tem um extraordinário potencial, e precisamos nos preparar para oferecer oportunidades iguais para todos os nossos cidadãos, e para lidar cada vez mais com a diversidade. Por isso estamos engajados em mudanças na nossa sociedade, em relação às pessoas com deficiência, mas também na oferta de ações de políticas de instrumentos para reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o convívio dos cidadãos com deficiência.
Com o decreto da Lei Estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996, que institui a semana estadual da pessoa com deficiência a ter lugar anualmente de 21 a 28 de agosto, mas sim, todo o mês de agosto sendo estabelecido pelo Conselho Estadual de "Agosto Verde".

Lembramos que a programação do Agosto Verde continua:


Dia 17/08 - Exposição para divulgar os trabalhos dos nossos alunos com deficiência;
14h – Abertura dos trabalhos com os contadores de história, na Praça Central deste município;

Dia 26/08 - 14h30 – Passeio de trenzinho (da esperança) com as crianças com deficiência pelas ruas da cidade;

Dia 31/08 - 9h – Sessão Cinema no CMAEE - 
Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.
- 14h - Sessão Cinema no CMAEE.





Estado de Alagoas
Prefeitura de Campo Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de Educação Especial e Inclusiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário