quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Nesta sexta-feira, às 15 horas, haverá caminhada com alunos com deficiência, em Campo Alegre, em comemoração à XX Semana da Pessoa com Deficiência











A Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Alegre - AL, está comemorando a XX Semana da Pessoa com Deficiência, com muitas apresentações e tarefas, dando ênfase ao objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa. A programação teve início no último dia, 02 de agosto.

Diversas ações em comemoração ao mês das pessoas com deficiência, que está sendo chamado de “agosto verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. 

Nos encontros, um grande público de vários prosseguimentos, profissionais da educação, da saúde, assistência social, Adefical - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; demais pessoas e instituições, participam desse momento ímpar. 

*Nesta sexta-feira, 12/08 - Às 15 horas – Haverá uma caminhada com os alunos  com deficiência  pelas  principais ruas de Campo Alegre, com a participação da Filarmônica Emeriato Pereira Lima. Todos estão convidados. Participe com a gente.

Neste mês foram realizadas palestras, com o tema Inclusão x Direito, Lei Brasileira de Inclusão – IBI, com a especialista em educação especial, profª Joelina Cerqueira; a Surdez e a Surdocegueira sob a perspectiva da inclusão escolar, com o especialista em educação, o professor e mestre Nágib José Mendes Santos.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A Inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.
Agosto Verde”, simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. a comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.


Lembramos que a programação do Agosto Verde continua:


Dia 17/08 - Exposição para divulgar os trabalhos dos nossos alunos com deficiência;
14h – Abertura dos trabalhos com os contadores de história, na Praça Central deste município;

Dia 26/08 - 14h30 – Passeio de trenzinho (da esperança) com as crianças com deficiência pelas ruas da cidade;

Dia 31/08 - 9h – Sessão Cinema no CMAEE -
Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.
- 14h - Sessão Cinema no CMAEE.





Estado de Alagoas
Prefeitura de Campo Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de Educação Especial e Inclusiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário