Prática do bom jornalismo deu credibilidade, disse presidente da Câmara.
Parlamentares e jornalistas participaram da cerimônia no plenário da Casa.
A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (15), no plenário principal da Casa, uma sessão solene para homenagear os 90 anos de fundação do jornal "O Globo", fundado em 29 de julho de 1925.
A sessão solene foi comandada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e contou com a presença de políticos e do vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo.
O deputado afirmou que o jornal é “inquestionavelmente inserido no seleto rol de publicações jornalísticas mais respeitáveis e influentes do país”. “São 90 anos de um jornalismo marcado pelo pioneirismo, pelo olhar atento às transformações do mundo e pelo respeito ao leitor”, declarou.
Para o deputado, o jornal reflete o caráter do fundador do jornal, Irineu Marinho, e de seu filho Roberto Marinho. “A prática do bom jornalismo aliado a uma condução empresarial arrojada conferiu a 'O Globo' credibilidade e grande participação no mercado editorial. O Rio ficou pequeno para as ambições da publicação”, disse Cunha, que destacou Guimarães Rosa e Nelson Rodrigues entre importantes nomes que figuraram como colunistas do jornal.
Em meio à solenidade, parlamentares usaram a tribuna para defender a liberdade de imprensa e destacar o papel exercido pelo jornal em diferentes momentos da história do Brasil.
Deputados se revezaram na tribuna em discursos sobre a importância do jornal. O idealizador da homenagem, deputado Paes Landim (PTB-PI), relembrou o papel "fundamental" de "O Globo" no processo de democratização do país.
“Teve presença significativa e decisiva nos acontecimentos que marcaram a história do país. 'O Globo' foi decisivo, ajudou na democratização do país”, afirmou.
O vice presidente de Relações Institucionais do grupo O Globo, Paulo Tonet Camargo, destacou as duas características que, segundo ele, são a base das ações do jornal.
“A primeira delas é a brasilidade. Nós trabalhamos, contamos histórias e reportarmos o Brasil para os brasileiros. E a segunda é a forma que fazemos tudo isso. Nós temos paixão por comunicação. Esta é a nossa paixão e este é o nosso trabalho”, disse Camargo. “Este ato nessa Casa é muito significativo”, afirmou.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário