segunda-feira, 15 de junho de 2015

Familiares e amigos prestam últimas homenagens ao ex-volante Zito

Corpo do capitão do Santos nas décadas de 1950 a 1970 foi velado na manhã desta segunda-feira, em Santos. Enterro será em Roseira, no interior de São Paulo


Velório Zito (Foto: João Paulo de Castro)
Amigos e ex-companheiros de Santos se despedem de Zito em Santos (Foto: João Paulo de Castro)


Amigos e familiares prestaram as últimas homenagens a José Ely de Miranda, o Zito, em velório realizado na manhã desta segunda-feira, no Memorial Necrópole Ecumênico, no bairro Marapé, em Santos. O enterro será realizado em Roseira, no interior de São Paulo, cidade natal do ex-jogador.   
De acordo com informações de familiares, Zito, que tinha 82 anos, morreu por volta das 22h30 do último domingo, em casa, por causa de uma insuficiência respiratória. Em 2014 ele chegou a ficar 34 dias internado na Santa Casa da Misericórdia, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebendo alta no mês de agosto. Por isso, recebia cuidados em casa e necessitava de enfermeiros em tempo integral.   
Inicialmente, a direção do cemitério havia planejado o velório em uma sala pequena, que acomodasse apenas os familiares de Zito. Mas a programação foi alterada devido ao alto número de jornalistas e amigos do ex-volante que compareceram ao velório, que acabou sendo realizado no Salão Imperial do local. 
Chamo o Pelé de ET por tudo o que ele fez. Então, tenho que falar que o Zito é o maior capitão que o futebol brasileiro já teve"
Pepe, ex-companheiro de Zito






Além da raça e do futebol vistoso demonstrado em campo, Zito ficou conhecido pelo temperamento explosivo e pelas "broncas" dadas no elenco santista bicampeão da Libertadores e do Mundial (1962 e 1963), campeão da Taça Brasil (61, 62, 63, 64 e 65), do Rio-São Paulo (59, 62 e 64) e do Paulista (55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65 e 67).
Companheiros dá época de ouro do Santos compareceram ao velório, lembraram com louvor dos tempos divididos, das "broncas" dadas até em Pelé e lamentaram a morte do capitão santista.
– Chamo o Pelé de ET por tudo o que ele fez. Então, tenho que falar que o Zito é o maior capitão que o futebol brasileiro já teve. Ele era o nosso líder, não tinha cara feia perto dele. Chamava atenção de todos, inclusive do Pelé – disse Pepe, segundo maior artilheiro da história do Santos.
Flores Zito (Foto: João Paulo de Castro)Coroa de flores enviada por Pelé ao velório de Zito, em Santos (Foto: João Paulo de Castro)











– Só me lembro de coisas boas. Ele era o nosso grande capitão. Infelizmente, essa é uma das verdades que existem no mundo. Hoje estamos aqui e amanhã não sabemos. São lembranças importantes pelo o que ele foi com a gente, tanto no Santos, quanto na Seleção. Perdemos o nosso grande capitão. Resumindo: ele era p*** cara - comentou Coutinho.     
Principal estrela do time de ouro do Santos, Pelé não pôde comparecer à cerimônia, pois está cumprindo agenda de compromissos nos Estados Unidos. O Rei do Futebol, porém, enviou uma coroa de flores em homenagem ao amigo. Descoberto por Zito, o atacante Neymar, que está no Chile para a disputa da Copa América, também enviou uma coroa de flores ao velório de Zito.   
Atual presidente santista, Modesto Roma Júnior esteve no velório de Zito. Muito comovido, o mandatário lamentou a morte do ex-jogador, mas ressaltou as lembranças boas do capitão santista. Marcelo Fernandes, técnico do Peixe, também foi prestar as últimas homenagens ao ex-camisa 5.   
– Nós perdemos um ídolo, um amigo. Perdemos parte da história do Santos – resumiu Modesto.
– O Zito é um exemplo para a garotada de hoje. É uma pena que ele tenha ido embora, mas tenho certeza que o legado dele é muito grande e vai ser lembrado para sempre – falou o atual treinador do Santos.   
Após o término do velório, o corpo de Zito passou pela Vila Belmiro, onde foi realizada uma queima de fogos. A previsão de chegada em Roseira, cidade natal do ex-jogador, é às 16h (de Brasília) e o enterro seja conduzido logo em seguida.
*Colaborou sob supervisão de Antônio Marcos


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário