quinta-feira, 5 de março de 2015

Última lista da Seleção antes da Copa América pode abrir mercados inéditos

Dunga convoca na manhã desta quinta-feira para amistosos contra França e Chile, e atletas da China, dos EUA e do Oriente Médio podem ser chamados pela primeira vez

Por 
Rio de Janeiro
Fulano, do Barcelona... Beltrano, do Chelsea... Sicrano, do PSG... Esse costuma ser o roteiro das últimas convocações da seleção brasileira. Mas, nesta quinta-feira, a partir das 10h, o tom de voz gaúcho de Dunga poderá fazer anúncios inéditos na lista para os amistosos contra França, dia 26, em Paris, e Chile, dia 29, em Londres. Jogadores do Shandong Luneng, do Guangzhou, do Al-Ahli ou do Orlando City são postulantes a estarem na lista do técnico. Nunca antes na história da Seleção, um atleta que atua na China, no Oriente Médio ou nos Estados Unidos foi chamado.
Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Diego Tardeli (Foto: Reprodução)Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Diego Tardelli tentam manter prestígio em mercados distantes (Foto: Reprodução)

Na última janela de transferências, quatro destaques do futebol brasileiro, utilizados por Dunga em amistosos no ano passado, deixaram o país. Os bicampeões nacionais Ricardo Goulart e Everton Ribeiro foram do Cruzeiro para o Guangzhou, da China, e o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, respectivamente. Diego Tardelli trocou o Atlético-MG por outro chinês, o Shandong, enquanto Kaká cumpriu o contrato que havia assinado com os norte-americanos.
A concorrência do quarteto, candidato a fazer história na Seleção, é enorme e potente. Nos últimos amistosos de 2014, contra Turquia e Áustria, nenhum deles foi convocado porque Dunga e a CBF optaram por preservas seus clubes na reta final do Brasileirão. A brecha foi aberta para o surgimento de jogadores novatos no grupo como Roberto Firmino, autor do gol da vitória sobre os austríacos, e Douglas Costa, muito elogiado depois das partidas.
Kaká em ação contra o New York City (Foto: Divulgação)Estrela principal do Orlando City, Kaká terminou 2014 em alta com Dunga (Foto: Divulgação)











Além dos novos concorrentes, há a impressão de que os jogadores que optam por atuar nesses mercados se afastam da mira da seleção brasileira. Não só por terem menor visibilidade, mas também pelo baixo nível técnico e de competitividade das ligas locais.
A lista anunciada nesta quinta será a última antes da convocação para a Copa América, que será disputada em junho, no Chile. Por isso, espera-se que Dunga queira ter ao seu lado todos aqueles que pretende usar em seu primeiro torneio no retorno à seleção brasileira. A expectativa é que o técnico mantenha a base utilizada nos seis jogos do segundo semestre de 2014. O retrospecto indica isso. Foram seis vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido.
Desses 14 gols, Neymar foi responsável por sete, metade. Diego Tardelli (2), Willian (2), David Luiz e Roberto Firmino, além de um gol contra do turco Kaya, marcaram os demais. 
O craque do Barcelona, evidentemente, é nome certo na lista de Dunga. É possível arriscar também outros convocados. O lateral-esquerdo Filipe Luís, o volante Luiz Gustavo e os meias Oscar e Willian foram titulares em todas as partidas. O lateral-direito Danilo só não jogou a primeira, contra a Colômbia. Depois que Maicon foi cortado, ele assumiu de vez a posição.
GloboEsporte.com vai transmitir ao vivo o anúncio dos convocados na manhã desta quinta.
Villareal x Barcelona - Neymar comemora gol (Foto: EFE)Autor de sete gols em seis jogos com Dunga, Neymar é nome mais que certo na lista desta quinta-feira (Foto: EFE)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário