sábado, 23 de agosto de 2014

Desabafo de Armandinho pode ajudar quem sofre de alcoolismo, diz médico

Do G1 RS
Armandinho publicou mensagem no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)Armandinho publicou mensagem no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
 
A atitude tomada pelo cantor gaúcho Armandinho, que assumiu nas redes sociais ter problemas com alcoolismo, é elogiada por especialistas. Segundo o psiquiatra e psicanalista Sérgio Paula Ramos, diretor-técnico de um centro especializado em tratamento de dependentes químicos em Porto Alegre, a mensagem pública poderá motivar outras pessoas a enfrentarem o vício. 

“Ele não é o primeiro artista brasileiro a assumir isso publicamente nem vai ser o último. É um ato que, primeiramente, denota coragem. E eles prestam um relevante serviço para a saúde pública. Porque as pessoas olham e pensam que, se o Armandinho assumiu, elas também podem assumir”, avalia o médico, ex-presidente da Associação Brasileira de Alcóol e outras Drogas (ABEAD). 

Planeta Atlântida: Armandinho faz o primeiro show no festival de 2014, após abertura de Neto Fagundes (Foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview)Armandinho pediu ajuda para enfrentar problemas (Foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview)
 
No recado escrito pelo Instagram, o compositor fez um desabafo. “Enlouqueci. O álcool me deixa agressivo e me faz muito mal”, escreveu. “Preciso de ajuda e peço perdão a quem eu tenha atingido com meus posts.

Já estou amparado agora e tudo voltará ao normal. A vida de artista é pesada para mim, mas nunca vou desistir. Preciso de ajuda, só isso”, completou.

Para Ramos, quanto menor o tempo que o dependente de álcool e drogas leva para buscar ajuda, maiores são as chances de o tratamento dar certo. O caminho, porém, não é fácil, diz ele. Em muitos casos, a reclusão é necessária. “Vai depender da gravidade do caso. Quanto mais cedo ele procurar ajuda, menos será necessário uma internação. Se são anos de dependência, com várias tentativas frustradas, aí é preciso a internação", diz o especialista.

O grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) no Rio Grande do Sul também sustenta que a aceitação do vício é um dos primeiros passos para o sucesso do tratamento. Um colaborador do AA, que está há 16 anos sem beber, pontua que a dependência pode ser controlada, mas é preciso enfrentá-la diariamente.

“A gente sabe que a doença não tem cura. Ela tem uma solução. Sempre dizemos que tem que evitar o primeiro gole de 24 horas em 24 horas. Se você não toma o primeiro, não toma o segundo e nem o terceiro", ensina ele.

Na sequência da postagem de Armandinho, os fãs reagiram e enviaram mensagens de apoio ao artista. “Você vai vencer essa, Armando, eu e todos os seus fãs estamos contigo”, escreveu uma seguidora. "Te amamos, independente de qualquer coisa. Força e foco no que te faz bem!", escreveu outra fã do cantor.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário