segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita após disputa apertada

NOVO MANDATO. Resultado foi o mais apertado em eleições presidenciais desde a redemocratização

Por: FOLHAPRESS
 Foto: ANDRÉ COELHO/AGÊNCIA O GLOBO
 
Brasília, DF – Dilma Vana Rousseff, 66, foi reeleita para um segundo mandato como presidente da República. Ao final da disputa presidencial mais acirrada da história recente do país, ela recebeu nas urnas mais de 54 milhões de votos, 51,6% dos válidos.

Seu adversário, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), 54, obteve 51 milhões de votos, 48,4% dos válidos. A diferença entre os dois é a menor observada entre dois finalistas de uma eleição presidencial desde o fim da ditadura militar e a redemocratização do país.

A reeleição de Dilma representa um triunfo de ordem pessoal e outro de natureza política. Criticada por ministros do seu governo e dirigentes do próprio partido, o PT, a presidente venceu apesar do desempenho ruim na economia e ao final de uma campanha marcada pelo desejo de mudança da maioria do eleitorado.

A vitória de Dilma também é um troféu para o PT, que chegou ao poder com Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e agora ganhou o direito de ocupar o Palácio do Planalto por mais quatro anos, completando 16 anos no poder. Nenhuma outra força política do país alcançou essa marca desde a volta da democracia. Esta foi a sexta eleição presidencial em que petistas e tucanos se enfrentaram na final, e a quarta que o PT venceu.

“Esta presidente está disposta ao diálogo e este é o meu primeiro compromisso”, afirmou Dilma após a confirmação de sua reeleição, num discurso em que rejeitou a ideia de que o país saiu dividido da eleição por causa da agressividade da campanha eleitoral.






FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário