Foram oito etapas até a Fórmula 1 chegar em Silverstone.
Nico Rosberg havia vencido três e Lewis Hamilton, quatro, na briga particular
da Mercedes
pelo título. Os dois abandonos do britânico no ano, porém, deixavam
o duelo desequilibrado em favor do alemão, que tinha um segundo lugar
como pior resultado. Deixavam. No GP da Inglaterra deste
domingo foi a vez de Nico abandonar, com problemas no câmbio, quando
liderava a
prova. Melhor para Hamilton. O campeão mundial de 2008, que já fazia uma
bela
corrida e se aproximava do companheiro após largar em sexto, venceu a
quinta no
ano, para delírio da torcida, que lotava as arquibancadas e invadiu a
pista para ver o ídolo de perto no pódio. Com o resultado, Lewis chegou
aos 161 pontos e ficou a quatro de Rosberg, reduzindo
consideravelmente a diferença, que era de 29. Um fim de semana perfeito
para os britânicos: prova emocionante com vitória do piloto da casa
justamente na corrida que marcou o 50º Grande Prêmio realizado no tradicional circuito, berço da categoria. Foi também a segunda vitória de Hamilton no local, exatos seis anos depois da primeira.
Lewis Hamilton celebra com a torcida britânica após sua segunda vitória no GP da Inglaterra (Foto: Reuters)
Companheiro de Felipe Massa
na Williams, Valtteri Bottas fez
uma bela corrida de recuperação, largando em 14º e chegando em segundo.
Após outra grande exibição, Daniel Ricciardo (RBR) completou o pódio,
seu quarto nas últimas cinco corridas.
Massa é atingido por Kimi na primeira volta
O
brasileiro, que começava em 15º, tinha boas chances de fazer uma
atuação ao nível do parceiro. Mas em um fim de semana que era para ser
de comemoração pelos seus 200 GPs de
Fórmula 1, amargou mais um dia de azar. Após ter problemas na embreagem
na largada e cair para
último, Massa foi surpreendido por uma barbeiragem de Kimi Raikkonen ainda na
primeira volta. O finlandês perdeu o controle de sua Ferrari ao escapar na
entrada da reta oposta, bateu no guard rail e cruzou a pista desgovernado.
Felipe tentou desviar, mas não teve tempo.
Felipe Massa ainda voltou aos boxes, mas não pôde continuar na prova por causa dos danos no carro (Foto: AFP)
Enquanto
Kimi deixou o carro com
mancando, o piloto paulista ainda seguiu para os boxes com um pneu
furado, mas
não pôde continuar em razão dos danos em sua Williams. A prova ficou
interrompida por quase uma hora para a reparação do guard rail
danificado com o forte impacto do "Homem de Gelo".
Kimi Raikkonen bateu forte e destruiu sua Ferrari em Silverstone (Foto: Reuters)
Vettel x Alonso: duelo "de gente grande"
Em um GP recheado de disputas, uma se sobressaiu: um duelo “de
gente grande”, entre dois campeões mundiais: Sebastian Vettel e Fernando
Alonso. Protagonistas nas últimas temporadas, os rivais estrelaram um pega por
mais de dez voltas pela quinta colocação, com direito a toque, curvas lado a
lado e muita reclamação pelo rádio. Após dar vários botes e ver o espanhol
fechar a porta, o alemão levou a melhor a cinco voltas do fim. Eles chegaram
logo atrás de Jenson Button. O inglês da McLaren, que correu com capacete rosa
em homenagem ao pai, falecido em janeiro, não conseguiu subir ao pódio, fez uma
exibição que teria deixado o carismático John muito orgulhoso. Kevin Magnussen
(McLaren), Nico Hulkenberg (Force India), Daniil Kvyat (STR) e Jean-Eric Vergne
(STR) completaram os dez primeiros que marcaram pontos.
Após
a vitória de Hamilton na Inglaterra, o próximo duelo da dupla da
Mercedes é daqui a duas semanas, dessa vez na casa de Rosberg. A TV
Globo transmite o GP da Alemanha ao vivo no dia 20 de julho, às 9h
(horário de Brasília).
A corrida
Na largada, o pole Rosberg manteve a liderança, enquanto o
segundo colocado Vettel perdeu posições para Button, Magnussen e Hamilton, que
partia em sexto. O britânico da Mercedes e o alemão da RBR chegaram a se tocar.
Em um grid onde carros da Ferrari e Williams começavam no meio do pelotão, Kimi
Raikkonen rodou sozinho e acabou tirando Felipe Massa da corrida. O brasileiro,
que começava em 15º, teve um problema na embreagem, ficou parado no grid e caiu
para último. Após alcançar rapidamente o pelotão, Felipe se deparou com o carro
do finlandês cruzando a pista desgovernando, tentou desviar e não conseguiu.
Kimi havia espalhado na entrada da reta oposta e ao tentar voltar para a pista,
pegou um desnível entre a grama e o asfalto e acabou rodando. O “Homem de Gelo”
saiu mancando do carro e foi levado para exames, enquanto Massa ainda conseguiu
voltar aos boxes, mas não pôde continuar devido aos extensos danos em seu
carro.
Por causa do acidente, a corrida foi interrompida com
bandeira vermelha. Após quase uma hora de paralisação, o prova foi reiniciada
com o pelotão atrás do safety car, respeitando as posições no momento do
acidente.
Rosberg manteve a ponta, seguido por Button, Magnussen,
Hamilton, Vettel, Hulk, Ricciardo, Kvyat, Bottas e Bianchi. Mas as McLarens não
conseguiram se segurar por muito tempo na frente de Hamilton. O campeão mundial
de 2008 deixou os dois rivais para trás com facilidade e assumiu a segunda
posição.
Alonso escala pelotão
O show nesse momento ficava a cargo de Fernando Alonso. Em
cinco voltas, partindo da 13ª posição, o espanhol deixou para trás Gutiérrez,
Sutil, Bianchi, Ricciardo e Hulkenberg para assumir a oitava colocação. Mas a
reação do piloto da Ferrari foi praticamente em vão. Ele foi penalizado com um
stop and go de cinco segundos por ter largado na posição errada. Punição que
pôde ser cumprida em seu pit stop.
A "vingança" de Gutiérrez
Mais para trás, o mexicano da Sauber, em disputada com
Maldonado, chegou a levantar o carro da Lotus, em um lance que lembrou o
incidente envolveu os dois no Bahrein, mas em posições inversas. Com a asa
dianteira quebrada, Gutiérrez acabou parando na brita.
Do pelotão da frente, Vettel abriu a rodada de pit stops,
mesmo estando de pneus duros, na volta 11. Ricciardo foi para os boxes cinco
giros depois. Bottas era outro que se destacava. O finlandês saiu da nona
posição na relargada para o terceiro lugar, com direito a belas manobras sobre
Magnussen e Button. Mais na frente, Hamilton descontava a desvantagem para o
líder Rosberg.
Pastor Maldonado é acertado por Esteban Gutierrez na Inglaterra (Foto: Getty Images)
Ciente da aproximação de Lewis, Nico preferiu ir para os
boxes na 19ª volta. Ele seguiu com compostos macios e retornou em segundo.
Hamilton fez o pit stop seis voltas depois e optou uma estratégia diferente,
colocando pneus duros. A parada, no entanto, foi mais lenta que a de Rosberg,
em razão de um atraso na colocação da roda traseira esquerda. A diferença entre
Nico e Hamilton ficou em 5s.
Rosberg abandona
Apesar de estar com compostos mais duros, e por isso mais
lentos, o britânico conseguia descontar a desvantagem para Rosberg. Foi então
que o câmbio, que já tinha assustado o alemão em alguns momentos da prova, quebrou
de vez, forçando o piloto a parar na grama e fazendo a ponta cair no colo de
Hamilton.
Nico Rosberg abandona GP da Inglaterra (Foto: AFP)
Com o abandono de Nico, Bottas subiu para segundo e Vettel,
terceiro. Pouco depois, o companheiro de Massa fez seu segundo pit stop e retornou
à pista em terceiro, logo atrás do tetracampeão. Por pouco tempo: o finlandês
logo deu o bote em cima do alemão e reassumiu o segundo lugar. Logo depois, Vettel
fez seu pit stop e retornou em quarto, atrás de Button. Ainda com pneus frios, perdeu
também a terceira posição para Alonso. Porém, assim que seus compostos
esquentaram, o tetracampeão passou a pressionar o rival. O alemão deu o bote,
mas o espanhol deu o troco na curva seguinte e se manteve na frente.
Enquanto isso, Hamilton liderava com tranquilidade, com 40s
de vantagem sobre o segundo colocado, Valtteri Bottas. O finlandês da Williams,
por sua vez, tinha dez segundo de vantagem sobre Ricciardo, que possuía mais
dez sobre Button. A vantagem do britânico era tanta que ele fez seu segundo pit
stop, colocou pneus duros, e voltou à pista 20s à frente de Bottas.
Mas os holofotes continuavam sobre o duelo Vettel x Alonso.
O alemão acompanhava o espanhol de perto e reclamava diversas vezes pelo rádio
que o piloto da Ferrari excedia os limites da pista, pressionando por punição.
A cinco voltas do fim, os rivais quase se tocaram, fizeram a curva da entrada
da reta lado a lado e o tetracampeão conseguiu, enfim, levar a melhor. Depois
da briga foi a vez do espanhol reclamar pelo rádio do alemão.
Lá
na frente, Hamilton seguia tranquilo, para receber a bandeirada com 30s
de vantagem para Bottas.
Ricciardo, que largara em oitavo, fechou o
pódio, chegando mais uma vez à frente do parceiro de RBR, Vettel, que
havia começado em segundo.
Confira o resultado do GP da Inglaterra, válido pela 9ª etapa da temporada 2014:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) em 2h26m52s094
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 30s135
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 46s495
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 47s390
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) + 53s864
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 59s946
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 1m02s563
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m28s692
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) + 1m29s340
10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 3 voltas
Abandonaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 28 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 11 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 9 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1 volta
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 0 volta
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 30s135
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 46s495
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 47s390
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) + 53s864
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 59s946
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 1m02s563
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m28s692
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) + 1m29s340
10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 3 voltas
Abandonaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 28 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 11 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 9 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1 volta
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 0 volta
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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