sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dilma Rousseff é recebida pelo Papa Francisco no Vaticano

Presidente aproveitou visita a Roma para se reunir com o santo pontífice.
Ela foi à Itália para prestigiar posse de Dom Orani Tempesta como cardeal.

Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff e o Papa Francisco, em encontro nesta sexta-feira (21) no Vaticano. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Durante audiênica no Vaticano, a presidente Dilma Rousseff entregou ao Papa Francisco uma bola autografada pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
 
Em viagem à Itália para participar da cerimônia que oficializará o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, como cardeal, a presidente Dilma Rousseff foi recebida nesta sexta-feira (21) pelo Papa Francisco, no Vaticano. A audiência com o chefe da Igreja Católica ocorreu por volta das 19h30 (15h30 no horário de Brasília).

Segundo o Blog do Planalto, vinculado à Presidência da República, Dilma entregou ao pontífice, durante o encontro desta sexta, uma bola autografa na véspera pelo ex-atacante Ronaldo Fenômeno na cerimônia de inauguração do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Nesta semana, durante entrevista a rádios de Teresina (PI), a presidente contou que, no encontro no Vaticano, iria convidar o Papa Francisco para a Copa do Mundo. Torcedor do clube argentino San Lorenzo, o pontífice é um fã declarado de futebol.

A assessoria do Palácio do Planalto não informou se Dilma formalizou o convite ao Papa Francisco durante o encontro desta sexta.

Oficialização de cardeais
A presidente da República desembarcou na manhã desta sexta em Roma e foi recebida no aeroporto por representantes da Santa Sé. Neste sábado (22), às 11h, a chefe do Executivo irá prestigiar na Praça de São Pedro a solenidade do consistório, cerimônia na qual os cardeais são oficializados.

O diplomata Carlos Antônio Paranhos, subsecretário do Ministério de Relações Exteriores, afirmou que a viagem representará uma "intensificação do diálogo" entre o Papa Francisco e Dilma.

"O Papa constitui hoje, no plano internacional, uma voz cada vez mais atuante na promoção dos temas caros ao Brasil, como a inclusão social, o combate à pobreza e a luta contra discriminação", justificou.

O diplomata destacou ainda a importância de a presidente prestigiar Dom Orani Tempesta no consistório. 

Paranhos lembrou que o arcebispo brasileiro foi um dos grandes articuladores da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, no Rio de Janeiro, primeiro grande evento da gestão do Papa Francisco à frente da Igreja.

No domingo (23), o Papa Francisco celebrará uma missa na Basílica de São Pedro, da qual Dilma também participa.

União Europeia
De Roma, no domingo (23), a presidente segue para Bruxelas, onde na segunda-feira (24) participa da VII Cúpula Brasil-União Europeia. Ela terá um encontro reservado com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e depois outro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

A cúpula vai avaliar os avanços da relação entre o Brasil e o bloco. Será examinado o projeto de ligação entre o Brasil e União Europeia com cabos de fibra ótica, com benefício paras as área de educação, comércio, pesquisa, inovação e para a segurança da internet.

Dilma aproveitará para abordar o tema da governança na internet, e convidar os países a participarem do seminário que o Brasil organizará em abril sobre o tema, reunindo chefes de Estado, empresas e representantes da sociedade civil.

Faz parte da programação um almoço oferecido pela alta cúpula europeia e uma participação na cerimônia de encerramento da VII Cúpula Econômica Brasil-União Europeia, organizada pela confederações nacionais da Indústria (CNI) e da Agricultura (CNA) e entidades análogas europeias.

Além disso, está previsto um encontro com o primeiro-ministro belga Elio Di Rupo e, se houver espaço na agenda, um encontro com o Rei Felipe, da Bélgica.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário