sexta-feira, 11 de março de 2016

Hoje faz 09 anos da morte do Gerônimo Ciqueira, o Gerônimo da Adefal











A ADEFAL - Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, realizou às 3 três hora da tarde de hoje, em Maceió, a missa de 09 (nove) anos em sufrágio da alma do saudoso Gerônimo Ciqueira da Silva. A missa aconteceu no auditório da ADEFAL e contou com a presença de familiares, associados, funcionários e amigos de Gerônimo.
O atual presidente da Adefal, Sr. João Ferreira e demais pessoas prestaram suas homenagens na missa.
09 anos sem Gerônimo
VIDA E MORTE DE GERÔNIMO CIQUEIRA:




O deputado federal Gerônimo Ciqueira da Silva, conhecido como Gerônimo da Adefal (PFL-AL), 50, morreu na madrugada do domingo, 11 de março de 2007 em decorrência de uma pneumonia. Ele estava internado no hospital Santa Lúcia, em Brasília, desde a última quarta-feira.
Portador de deficiência física, o parlamentar, que nasceu em 12 de agosto de 1956 em Mar Vermelho (AL), foi vítima da talidomida --medicamento usado na década de 50 para controlar ansiedade, tensão e náuseas. Quando consumido nos três primeiros meses de gestação, o remédio causa deformação no feto, provocando o encurtamento dos membros junto ao tronco. A talidomida foi proibida no Brasil em 1965. Ele era presidente da ADEFAL e tinha como vice, Rosinha da Adefal.
O velório do parlamentar ocorreu na Adefal (Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas), entidade da qual foi presidente durante anos.

O enterro ocorreu na segunda-feira, 12 de março de 2007, no cemitério Parque das Flores.

Eleito com 71.209 votos, Adefal estava em seu primeiro mandato como deputado federal --a vaga foi assumida pelo suplente Augusto Farias (PTB-AL). Antes de chegar à Câmara, foi vereador em Maceió por duas vezes.


Carreira política
Entrou para a vida política em 1996, quando se filiou no PPS. Em 2001 foi eleito vereador por aquele partido, sendo reeleito para o exercício 2005-2008 pelo PSB. Acabava de ser eleito deputado federal, para o mandato 2007-2011, pelo PFL. O recém-eleito deputado era, inclusive, alvo de disputa entre duas grandes lendas em Alagoas, o Partido Progressista (PP) de Benedito de Lira, e o Partido da Frente Liberal (PFL) ao qual pertencia.
Foi o primeiro deficiente físico a chegar à Câmara Federal. Foi o idealizador de diversos projectos para as pessoas com necessidades especiais, como a criação da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), que hoje é referência no Nordeste, e à qual presidiu por oito mandatos, de 1986 a 2006. Foi com esse projeto que ficou conhecido como "Gerônimo da Adefal". Chegou a receber por esta obra o Prêmio Direitos Humanos, em 2004, concedido pela presidência da República. Na Câmara dos Deputados, havia sido eleito membro titular da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Minorias.

Doença e morte


Em consequência de uma grave pneumonia, estava internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, a qual o levaria à morte na madrugada do dia 11 de março de 2007, aos 50 anos de idade. O corpo foi transportado para Maceió por um avião da Força Aérea Brasileira, indo o féretro a inumar no Cemitério Parque das Flores, daquela cidade.
Ciqueira estava em seu primeiro mandato como deputado federal, mas já exerceu a função de vereador e era o idealizador da mais representativa instituição dos deficientes físicos de Alagoas: A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
O deputado Gerônimo Ciqueira, 50 anos de idade, colecionou vários amigos durante a vida pública e admiração de diversas entidades da sociedade civil alagoana, por conta de sua luta em defesa dos deficientes físicos. O Governo do Estado de Alagoas decretou, no dia de hoje, luto oficial pela morte do parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário