sábado, 24 de maio de 2014

DICA DE SAÚDE: Após engordar na faculdade, mineiro muda estilo de vida e elimina 30 kg

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
Edson conseguiu perder 30 kg com mudança de hábitos (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro )Edson conseguiu perder 30 kg com mudança de hábitos (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro )
 
Durante a adolescência, esportes como basquete, futebol e natação faziam parte do dia a dia do mineiro Edson Mallet Maia Ribeiro, de Campanha, interior de MG. “Sempre fui ativo. Minha alimentação também não era tão ruim, não abusava muito e não era de beber refrigerante ou comer fritura e doce”, lembra o jovem, hoje com 27 anos. Mesmo com uma rotina equilibrada, Edson estava acima do peso e, para emagrecer, tentou várias dietas indicadas por diversos nutricionistas – todas sem nenhum resultado.

Aos 18 anos, ele ingressou na faculdade de engenharia e se mudou para uma república com os colegas, onde começou a adotar hábitos cada vez menos saudáveis. “Dei uma diminuída na atividade física e passei a comer mal. Além disso, saía para beber com os amigos e em casa sempre tinha uma porcaria para comer. Fui relaxando”, conta. Após 5 anos de curso e de maus hábitos, Edson ganhou, além do diploma, 28 kg a mais na balança.

Por causa do peso, ele rompeu um dos ligamentos em um jogo de futebol (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro)Por causa do peso, ele rompeu um ligamento em um jogo de futebol (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro)
 
“Depois de um tempo, fui morar sozinho em São Paulo e engordei mais. Cheguei ao meu máximo, 128 kg”, diz. Os quilos a mais começaram a afetar não só a estética, mas a saúde do engenheiro – após participar de um campeonato de futebol, ele acabou rompendo um dos ligamentos do joelho.

“Fui a um ortopedista, e ele disse que meus ligamentos e a cartilagem estavam ruins por causa do meu peso. Ele disse ainda que se eu continuasse daquele jeito, com 35 anos, eu não andaria mais”, lembra.

Assustado com a informação do médico, Edson resolveu que era hora de tomar uma atitude. Após se mudar de São Paulo para Santa Rita do Sapucaí, ele recebeu a indicação de um nutricionista esportivo e decidiu procurar ajuda. “Quando eu ia a nutricionistas antes, eles me passavam dietas de poucas calorias e eu não conseguia seguir porque sentia muita fome. Nesse, foi diferente. Ele me passou uma dieta de 2.200 calorias e eu tinha que comer pouco várias vezes ao dia”, conta.

Junto com a nova alimentação, o mineiro começou também a fazer academia na companhia do irmão, que ia todos os dias às 6 horas da manhã. “No começo, eu tinha muitas restrições. Só caminhava na esteira e alguns exercícios de perna eram bem limitados”, lembra.

Porém, com a ajuda e incentivo do irmão, ele conseguiu terminar o primeiro mês com 4 kg a menos. “Eu nunca tinha perdido 4 quilos em um mês com dieta nenhuma. Então, quando vi o resultado, comecei a me animar”, recorda, satisfeito.

Seguindo o novo estilo de vida, depois de mais um ano, Edson já havia perdido 30 kg. “Hoje acordo todo dia às 5h, vou para a academia e depois vou trabalhar, é sagrado. Se não faço isso, tenho um dia horrível”, avalia. O mineiro diz que seu objetivo era inicialmente chegar aos 100 kg, mas depois de ter perdido ainda mais peso, passou a se permitir em algumas ocasiões. “Parei com refrigerante e cortei cerveja, abri mão de tudo pelo meu objetivo. Mas agora já como algo a mais, se quiser, sempre em pouca quantidade”, diz.

Atualmente com 98 kg na balança, Edson teve melhora na qualidade de vida, na autoestima e também na saúde. “Meu ligamento do joelho cicatrizou. Eu tinha indicação de cirurgia e hoje não tenho mais, não sinto dores”, comemora.  A dica do engenheiro para quem também precisa perder peso é colocar um ideal na cabeça e seguir até alcançar. “Vai doer, mas compensa cada gota de suor”, finaliza.

Segundo o engenheiro, cada gota de suor vale o esforço; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro)Segundo o engenheiro, cada gota de suor vale o esforço; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Edson Mallet Maia Ribeiro)







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário