quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mandela faz 95 anos e família Obama parabeniza líder sul-africano

 

Ex-presidente sul-africano faz aniversário internado no hospital.
Obama pede 'às pessoas de todas as partes' para que honrem o líder.

Do G1, em São Paulo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle parabenizaram o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela pelo seu 95º aniversário e pediram 'às pessoas de todas as partes' honrar o líder em seu Dia Internacional, celebrado nesta quinta-feira (18), utilizando seu legado como inspiração, informou a agência EFE.

Mandela está internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar.

'Em nome de nossa família e do povo dos Estados Unidos, Michelle e eu estendemos nossos melhores desejos e orações a Nelson Mandela pela ocasião de seu aniversário número 95, assim como a (sua esposa) Graça Machel, a família Mandela, o governo e as pessoas da África do Sul, por ocasião do quinto Dia Internacional Nelson Mandela', afirmou Obama em comunicado.

O líder confessou que sua família ainda se encontra comovida pela recente visita que realizaram à cela onde Mandela esteve preso na Ilha de Robben e ressaltou que o ex-presidente sul-africano 'sempre será exemplo de fortaleza e inspiração por seu valor moral, bondade e humildade'.

'Neste Dia Internacional de Nelson Mandela, as pessoas de todas as partes têm oportunidade de homenagear Madiba - como o líder sul-africano é conhecido em seu país - através de atos individuais e coletivos com seus serviços', acrescentou o presidente.

Além disso, Obama pediu que a vida do líder sul-africano e 'seu firme compromisso com a igualdade, a reconciliação e a dignidade humana continuem sendo um farol para cada geração futura em sua busca de um mundo mais justo e próspero'.

O aniversário do antigo estadista é celebrado desta forma desde que a ONU declarou a data como Dia Internacional de Nelson Mandelaem em 2009.

A Fundação Mandela e o Governo da África do Sul esperam que esta edição seja a maior de todas, já que coincide com a delicada situação do ex-presidente, internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar.

No entanto, as autoridades sul-africanas e a família de Madiba ressaltaram que o Dia Internacional de Mandela deve ser celebrado com entusiasmo, já que Mandela segue com vida, e não com tristeza por causa de sua doença.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário