sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Alagoas é último do País em veículos por domicílio

COMUNICADO. Piauí tem o maior índice entre os estados do Nordeste

Alagoas é último do País em veículos por domicílio
Por: CARLOS NEALDO - EDITOR DE ECONOMIA
 
Com uma frota atual de 589,17 mil veículos, dos quais 258,37 mil deles se encontra na capital, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alagoas ainda é o estado com o menor índice de motorização por domicílio do País.

De acordo com o Indicadores de Mobilidade Urbana divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 32,4% dos domicílios alagoanos têm algum tipo de veículo, percentual inferior a estados como Santa Catarina, que lidera o ranking dos mais motorizados, com 74%, Rondônia (68,2%), Mato Grosso (67,9%) e Paraná (67,7%).

Segundo o levantamento do Ipea, que tomou como base a Pesquisa Nacional por Domicílio (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, Alagoas fica atrás do Amazonas, o penúltimo do ranking, com 33,8% de domicílios com algum veículo, Bahia (36,1%) e Amapá (36,3%). O Piauí, cuja frota é de 813,2 mil veículos, aparece como o estado com maior índice de motorização no Nordeste, com 58,4%.

“Observa-se um padrão de aumento das taxas de motorização nos estados com menor renda per capita média, já que nessas localidades havia forte demanda reprimida por parte da população para aquisição de bens duráveis”, ressalta o instituto, em nota.



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário