Em caótico GP da Inglaterra, alemão da Mercedes aproveita problemas de líderes e vence pela 2ª vez no ano. Massa também tem pneu furado e é 6º
Pneus furados, quebras, detritos na pista, duas entradas de safety car.
Com “santo forte”, Nico Rosberg passou ileso a um GP da Inglaterra
recheado de incidentes e, como “brinde”, conquistou a vitória em
Silverstone, seu segundo triunfo na temporada, o terceiro na carreira. O
alemão da Mercedes foi beneficiado por problemas com Lewis Hamilton e
Sebastian Vettel, ambos quando lideravam. O britânico da Mercedes sofreu
com um furo de pneu logo no início da prova, enquanto o alemão da RBR
teve problemas no câmbio na parte final e abandonou. Mark Webber e
Fernando Alonso completaram o pódio na movimentada prova.
Hamilton ainda conseguiu reagir e chegou em quarto, seguido por Kimi
Raikkonen (Lotus). Apesar de deixar o pódio escapar nas voltas finais, o
finlandês chegou a 25 provas consecutivas no top 10, quebrando o
recorde estabelecido por Michael Schumacher, entre 2001 e 2003.
Outra vítima do show de pneus furados foi Felipe Massa. Após uma
largada espetacular, na qual pulou de 11º para quinto, ele sofreu com o
problema na 10ª volta e caiu para último. Assim como Hamilton, Massa
também protagonizou bela recuperação e ainda cruzou a linha de chegada
em sexto.
Festa para Nico Rosberg após uma movimentada corrida em Silverstone (Foto: Getty Images)
Mas além de sorte, Nico teve competência para garantir seu segundo
triunfo na temporada, o terceiro na carreira. Ele imprimiu um bom ritmo
durante toda a prova e ainda precisou conter o ímpeto de Mark Webber nas
voltas finais. O australiano, que chegou a ter o bico danificado e cair
para o fim do pelotão após ser tocado por Romain Grosjean na largada,
quase conseguiu uma vitória épica na mesma semana em que anunciou que deixará a Fórmula 1 no fim do ano.
Webber se aproximou de Nico no fim da corrida e forçou o alemão a
acelerar para segurar a vantagem, que terminou em menos de 1s. Quem
completou o pódio foi Fernando Alonso. A bordo de uma Ferrari que esteve
abaixo do esperado em todo o fim de semana, o espanhol ainda
protagonizou uma escalada incrível na reta final, passando de oitavo
para terceiro após a saída do último safety car.
Abandono de Vettel volta a embolar Mundial de Pilotos
Antes disparado na ponta, Vettel ficou estacionado nos 132 pontos e viu
sua vantagem para Alonso cair de 36 para 21 pontos. Raikkonen,
Hamilton, Webber e Rosberg também tiraram boa diferença. Confira a classificação completa.
Show de pneus furados
Em Silverstone, os pneus Pirelli voltaram a estar no centro das
atenções. Depois da polêmica do intenso desgaste dos compostos e do
escândalo do “Testgate” com a Mercedes, um show de pneus furados
marcaram o GP da Inglaterra. Hamilton, Massa, Jean-Eric Vergne e Sergio
Pérez tiveram suas corridas prejudicadas por furos. Em todos os casos, o
pneu que estourou foi o traseiro esquerdo. Por questões de segurança
dos pilotos, o episódio deste domingo resultará, enfim, na implementação
dos novos tipos de pneus reforçados que a Pirelli tenta emplacar desde o
GP do Canadá. Uma reunião emergencial entre FIA, a fornecedora e as equipes foi marcada para a próxima quarta-feira.
O objetivo é mudar o sistema de aprovação para mudanças nos compostos.
Não será mais necessária a unanimidade, apenas a maioria absoluta.
Anteriormente, o voto contra da Force India impedia alterações.
Próxima etapa: GP da Alemanha
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Alemanha. A
TV Globo transmite ao vivo a corrida no domingo, às 9h (de Brasília), e
o treino classificatório no sábado, no mesmo horário. O SporTV exibe os
treinos livres a partir de sexta-feira.
Felipe Massa protagonizou uma largada antológica em Silverstone. Com a
faca nos dentes, pulou de 11º para quinto. Se o brasileiro escalou o
pelotão, Mark Webber despencou. Além de largar mal, o australiano levou
um toque de Romain Grosjean e caiu de quarto para 14º. Lewis Hamilton se
manteve na ponta com autoridade, enquanto Sebastian Vettel tomou a
segunda posição de Nico Rosberg. Alonso largou em nono e cruzou a volta
de abertura em oitavo.
Logo nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vettel.
Pneu de Hamilton fura...
Mas o sonho do britânico em vencer diante de sua torcida acabou na
sétima volta. O pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes estourou. Para
piorar, ele tinha acabado de passar pela entrada nos boxes e precisou
dar quase uma volta inteira até fazer o pit stop. Com isso, a liderança
caiu no colo do alemão da RBR.
Hamilton tem pneu furado logo no início da prova de Silverstone (Foto: Getty Images)
...e o de Massa também
Mesmo azar teve Massa. Ele tentava tomar a quarta posição de Adrian
Sutil, quando sofreu um furo também no pneu traseiro esquerdo e acabou
perdendo o controle de sua Ferrari e rodando. O brasileiro voltou na
última posição após parar nos boxes para trocar os pneus.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel manteve a liderança, seguido por Rosberg e Sutil. Quem se deu bem foi Alonso, que ganhou as posições de Raikkonen e Ricciardo e pulou para quarto.
Felipe Massa também sofreu com o mesmo problema de Hamilton (Foto: Getty Images)
O drama dos furos dos pneus traseiros esquerdos atingiu mais um:
Jean-Eric Vergne, da STR. A sequência de ocorrências semelhantes fez a
direção de prova ordenar a entrada do safety car (carro de segurança) na
14ª volta, para serem retirados detritos da pista.
A relargada foi dada na volta 22. Vettel se manteve tranquilamente na
ponta. A única troca de posições ficou por contra de Pérez e Webber. O
mexicano tomou o oitavo lugar de Webber, mas levou o troco curvas
depois. Pelo rádio, a RBR pediu para seus pilotos tomarem cuidado com as
zebras nas saídas de curva de alta velocidade. A equipe havia
identificado pequenos cortes em um pneu de Vettel após o pit stop.
Enquanto isso, após os problemas no início da prova, Hamilton e Massa
faziam corridas de recuperação. Na 25ª volta, o britânico já era 13º
colocado e o brasileiro, o 17º.
Finalizada a segunda rodada de pit stops, Vettel matinha a liderança
com folga, seguido por Rosberg, Raikkonen e Alonso. O espanhol, porém,
perdeu a quarta posição para Webber voltas depois.
Vettel abandona
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Vettel, mais
uma reviravolta na corrida. Um problema de câmbio retirou o alemão da
prova. Nico Rosberg passou a ser o novo líder, seguido por Raikkonen e
Sutil. O safety car precisou entrar novamente, porque a RBR de Vettel
ficou parada no meio da reta principal.
Sebastian Vettel, com problemas no câmbio, ficou a pé (Foto: Getty Images)
Com a entrada do carro de segurança, alguns pilotos, como Rosberg e
Webber, aproveitaram para fazer mais uma troca de pneus. Quem deu azar
foi Alonso, que parou pouco antes do safety car ir para a pista e caiu
para oitavo.
Voltas finais emocionantes
Rosberg manteve a ponta na relargada, seguido por Raikkonen, Sutil,
Webber e Ricciardo. Com pneus novos, Alonso foi engolindo os rivais.
Passou Button, ganhou a sexta posição de Pérez, mais um a sofrer com um
furo no pneu traseiro esquerdo e depois deixou Ricciardo para trás.
Hamilton e Massa foram no embalo e assumiram a sexta e a sétima
posições, respectivamente.
Webber tomou o segundo lugar de Raikkonen e partiu para cima de Rosberg
para buscar a vitória. O australiano estava voando baixo e se
aproximava rapidamente, forçando o alemão da Mercedes a responder na
pista, acelerando. Enquanto isso, Alonso seguia sua escalada. Tomou o
terceiro lugar de Raikkonen, que vacilou ao não trocar os pneus no
período de safety car e ainda perdeu posições para Hamilton e Massa.
Mais na frente, Rosberg conseguiu administrar a vantagem para Webber e
cruzou a linha de chegada em primeiro.
Rosberg, Webber e Alonso formaram o pódio na Inglaterra (Foto: Getty Images)
Confira o resultado final do GP da Inglaterra (52 voltas):
1 - Nico Rosberg(ALE/Mercedes) - 1h32m59s456
2 - Mark Webber(AUS/RBR) - a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari) - a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus) - a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari) - a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India) - a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR) - a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India) - a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber) - a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams) - a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber) - a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham) - a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia) - a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia) - a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham) - a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus) - a 1 volta
2 - Mark Webber(AUS/RBR) - a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari) - a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus) - a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari) - a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India) - a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR) - a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India) - a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber) - a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams) - a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber) - a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham) - a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia) - a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia) - a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham) - a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus) - a 1 volta
Não completaram:
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber(AUS/RBR): 1m33s401, na volta 52
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário