segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Dias, 03 e 10 de novembro, provas do Enem 2019



As provas do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 2019 estão chegando. Elas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, por mais de 5 milhões de estudantes que tiveram a inscrição confirmada. As inscrições para o Enem encerraram no dia 17 de maio. A taxa foi de R$ 85.

Os inscritos devem agora acessar Cartão de Inscrição do Enem 2019, que foi disponibilizado no dia 16 de outubro. O cartão contém as informações sobre local, sala e horário de prova.

Datas do Enem 2019


Em fevereiro, o Inep divulgou as datas do Enem 2019. As inscrições foram recebidas entre 6 e 17 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O cartão com os locais de prova do Enem foi divulgado no dia 16 de outubro.

Por que fazer o Enem 2019?


As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

As novidades e mudanças do Enem 2019 serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC - Ministério da Educação e Cultura também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

Inscrição Enem 2019


As inscrições para o Enem 2019 foram feitas entre os dias 6 e 17 de maio, na Página do Participante. A taxa foi de R$ 85 e pôde ser paga até o dia 23 de maio.

O Enem permite a inscrição de todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram. Quem está no 1º ou 2º ano do ensino médio participa do Enem como treineiro, ou seja, não poderão usar as notas para entrar no ensino superior.
Entre os dias 1 e 10 de abril, ficou aberto o prazo para estudantes enviaram pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. Três grupos de participantes tiveram direito ao benefício.

Saiba quem pode pedir isenção no Enem

Os participantes que ganharam a isenção no ano passado e não compareceram ao exame precisaram justificar ausência para obter novamente o benefício no Enem 2019. 

resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e das justificativas de ausência foi divulgado no dia 17 de abril.

Provas do Enem 2019


As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes deverão chegar até às 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A distribuição das provas está mantida.

Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas
Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza

Gabarito do Enem 2019


Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro.

Resultado do Enem 2019


O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março de 2020. Em março também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019. 

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é hoje o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior. Tendo, em muitos casos, substituído o vestibular, os dias de prova do Enem são os mais aguardados ano após ano, por milhares de vestibulandos ansiosos. Para se sair bem, é importante obter o máximo de informações possível para se preparar.

PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Como se preparar para o Enem?

1. Informe-se o máximo possível
Busque todas as informações que puder sobre a prova, leia o edital e converse com pessoas que participaram de edições anteriores do Enem. Além disso, fique antenado nas principais notícias do Brasil e do Mundo.

2. Organize seu tempo e o conteúdo a ser estudado
Apesar do Enem ser um exame geral que abrange todo o conteúdo do Ensino Médio, existem algumas matérias que são mais recorrentes que outras.

3. Tenha um plano de estudos para o Enem
Adicionando suas atividades cotidianas, quais matérias você estudará por dia e personalizar seu horário como quiser.

4. Não se limite apenas ao conteúdo
Saber todo o conteúdo das provas é importante para obter um bom resultado no Enem. Entretanto, produzir uma boa redação também é essencial e, para isso, é necessário ir além do conteúdo dos livros e jornais e estimular seu pensamento crítico.
Um ótimo exercício a ser praticado é produzir textos nos moldes do Enem. Quanto mais exercitar, mais fácil será articular suas ideias e opiniões para convencer o leitor.

5. Coloque em prática o que aprendeu
Seja no conteúdo objetivo da prova ou na redação, treine o máximo que puder. Só é possível descobrir se aprendeu a matéria colocando em prática e testando seus conhecimentos. Por isso, não deixe de separar um tempo no seu cronograma de estudos para resolver exercícios e produzir ao menos uma redação por semana.
É possível praticar gratuitamente, acessando o site do Inep e fazendo o download das provas anteriores já com gabarito oficial.

6. Estude de forma descontraída e interativa
Na hora de estudar, nem tudo tem que ser puro suor e exaustão. Os modos tradicionais de estudo tem se tornado obsoletos, e vêm sendo substituídos por formas de aprendizado mais dinâmicas e que resultam em uma maior produtividade.
O melhor método de estudo é aquele que une o tradicional com o novo, e utiliza tanto o conteúdo escrito e a resolução de exercícios, quanto videoaulas, simulados e jogos educativos.

Mecflix é, e deveria ser, a paixão de todo vestibulando. Este site, criado pelo MEC, é inspirado na Netflix e conta com uma infinidade de videoaulas que podem ser organizadas em playlists como você preferir e compartilhada com os amigos. Perfeito para fazer aquela maratona!

Dicas para o dia da prova do Enem

Passada a etapa de preparação, chega o dia tão importante e, mesmo sabendo todo o conteúdo, é comum se sentir nervoso diante de um evento tão importante e esperado. Para evitar ao máximo que a ansiedade te atrapalhe nesta etapa essencial, separamos as melhores dicas de como se preparar para a prova do Enem.

1. Confira o local de prova
Se perder no dia da prova do Enem não é uma opção uma vez que as ruas estarão congestionadas e o tempo para chegar ao local de destino será curto. Conhecer previamente o local onde irá realizar a prova te garante maior segurança ao escolher o caminho e calcular o horário para sair de casa.

2. Durma cedo
As provas do Enem são vistas como verdadeiras provas de resistência para o candidato. É uma jornada de dois dias com mais de 4 horas de prova e um tempo médio por questão de, aproximadamente, 3 minutos; além de ser recheada de textos extensos e que demandam muita atenção.
Por isso é importante estar bem descansado, um cérebro cansado levará mais tempo para processar as mesmas informações do que o de uma pessoa que dormiu 8 horas durante a noite. Outro fator importante é a concentração, essencial para uma correta interpretação dos enunciados e para passar as respostas para o gabarito.

3. Não se preocupe com matéria antes da prova
O período de estudar já acabou e o melhor que você pode fazer às vésperas da prova é se concentrar no que já sabe e relaxar. Do contrário, as matérias irão se confundir na sua cabeça e acabar reduzindo seu rendimento.

4. Acorde cedo
Tão importante quanto ir dormir no horário adequado e ter horas suficientes de sono, é acordar cedo para poder se programar e organizar o dia com calma.
Planeje com atenção o horário para sair de casa, chegando com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova, separe tudo que irá precisar, prepare o lanche. A prova ocorre logo após o almoço, às 13 horas, por isso não acorde tarde ou poderá acabar chegando atrasado.

5. Separe os documentos
É importante lembrar que sem um documento oficial de identificação com foto o candidato não poderá entrar na sala de prova. Assim sendo, evite deixar de separar os documentos na última hora. Confira quais são os documentos aceitos:
·         RG
·         Carteira de Trabalho e Previdência Social
·         CNH com foto
·         Passaporte
·         Cédula de Identidade de Estrangeiro
·         Certificado de Dispensa de Incorporação
·         Certificado de Reservista
·         Identidade Funcional
·         Carteira de Ordem ou Conselho de Classe

Lembre-se também de levar o cartão de confirmação de inscrição, assim poderá conferir os dados impressos no gabarito e na prova.

6. Confira novamente o que é permitido levar
Por questões de segurança, alguns objetos não são permitidos nas salas de prova do Enem. Para evitar maiores transtornos nos dias de prova, separamos para você quais itens são, ou não são, permitidos. Confira:

O que levar
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente
  • Documento de identificação oficial com foto
  • Lanche energético para a prova
  • Garrafa de água transparente e sem rótulo

O que NÃO levar
  • Caneta de outra cor que não preta ou com tubo não transparente
  • Relógio de qualquer tipo
  • Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins
  • Armas de qualquer tipo
  • Toucas, bonés ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto
  • Óculos escuros
  • Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos
  • Livros, apostilas e qualquer outro conteúdo, impresso ou não

No caso de objetos que não são permitidos na sala de prova, mas que são necessários levar, como o telefone celular, é permitido guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, na sacola lacrada durante a prova.
Lembrando que, caso o celular toque durante a prova, a punição é a eliminação do exame.

7. Cuide da alimentação
Para o almoço, prefira alimentos leves e que vão garantir sua saciedade por um longo período de tempo, demandando menos energia para digestão, evitando a sonolência. O ideal é ter uma boa porção de carboidratos, carne branca como fonte de proteínas, e muita salada.
Por ser uma prova exaustiva e de longa duração, é permitido ao candidato levar um lanche. Prefira alimentos altamente energéticos e com boa dosagem de açúcar, por funcionarem como principal combustível para a respiração celular, são de grande ajuda para afastar o sono e manter a concentração.
Procure evitar alimentos e bebidas ricos em cafeína, pois podem aumentar o nível de estresse do organismo. Além disso, seja respeitoso com os outros candidatos que dividem a sala com você e evite embalagens barulhentas ou comidas com odor forte.

8. Não se esqueça do gabarito
A única resposta válida para a correção do exame, e posterior atribuição da nota, é a contida no gabarito. Assim sendo, dedique tempo suficiente para marcar a resposta escolhida no gabarito com calma e evitando erros, uma vez que não é possível solicitar uma nova folha de respostas.
Não se esqueça também de conferir se o gabarito está completo, com todas as questões e com seus dados impressos corretamente.

 

RESULTADO DO ENEM

Como saber o resultado do Enem?

Nas primeiras horas após a conclusão da prova do Enem, a internet fica recheada de gabaritos não-oficiais produzidos por cursos de pré-vestibular e pelas principais revistas voltadas aos universitários. Entretanto, o gabarito oficial do Enem só é disponibilizado pelo Inep, em média, em até uma semana após a realização do exame.

Para acessar o gabarito oficial, basta acessar o site do Inep ou o aplicativo oficial do Enem. Mas é importante lembrar que, devido ao método de correção pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), o número de acertos não reflete a nota do Enem.

O que é o TRI e como funciona?

O TRI (Teoria de Resposta ao Item) é o método de avaliação utilizado para calcular as notas do Enem. Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto, levando em consideração os diferentes níveis de dificuldade das questões - separadas em fáceis, médias e difíceis. Desta forma, com a ajuda da estatística e da probabilidade, é possível perceber quais acertos fogem do padrão de suas respostas, detectando um possível “chute”.
Por exemplo, um candidato que errou várias questões fáceis e medianas, mas acertou uma questão considerada difícil, tende a ter este ponto anulado por fugir do padrão esperado.

Como é feita a correção da redação do Enem?

A correção da redação do Enem é feita com base em 5 competências que medem o seu domínio da Língua Portuguesa e habilidade de desenvolver um texto coerente e dentro das normas cultas de linguagem. A nota máxima é 1000, sendo assim, cada competência tem valor de 200 pontos.
A nota é atribuída pelo corretor, que confere a cada competência uma nota que pode ser 0, 40, 80, 120, 160 ou 200. Após a conclusão da correção, as notas de cada competência são somadas, determinando a nota final do candidato.
Em seguida, a redação é reexaminada por um segundo corretor, obedecendo aos mesmos critérios, que não possui acesso às notas atribuídas na primeira correção.
Se houver discrepância entre as notas, superior a 100 pontos no total, ou de 80 pontos em alguma das categorias, a redação é corrigida novamente por uma terceira pessoa. Se não houver discrepância a nota final será dada por meio da média aritmética das duas primeiras notas.
Para saber mais sobre as competências avaliadas e ver dicas de como mandar bem na redação, dá uma olhada nesse post da Revista QB: Redação do Enem nota 1000.

Como ver a nota do Enem?

A nota oficial do Enem é calculada e disponibilizada no site oficial do Enem após alguns meses, contendo o resultado das provas e a nota da redação comentada.
Para consultar, basta acessar o portal do candidato pelo site do Enem ou por meio do aplicativo oficial.

Como e onde usar a nota do Enem?

Com a nota do Enem é possível ingressar em universidades e faculdades públicas e privadas; conseguir bolsas de estudo para cursos de nível superior e técnico; fazer financiamento estudantil para cursos superiores da instituição privada; e, até mesmo, ingressar em uma Universidade em Portugal.

BOAS PROVAS PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário