A SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, em Alagoas realizou uma programação especial dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência, que vai de 21 a 28 de agosto, enfatizando o ''Agosto Verde'' - Tema: Inclusão é aceitar e respeitar as diferenças.
Mais um ano consecutivo, onde foram realizados: Discursos, palestras, depoimentos, seminários, paródias; um trabalho voltado à inclusão social.
No último dia, 28 de agosto, aconteceu um encontro geral, com alunos da inclusão social, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre. Composição da mesa: Professora, Cleide Farias, coordenadora de práticas pedagógicas, representando a SEMED; Professora, Gilvania Silva da Paz, técnica de educação especial; Isabella Correia, diretora do CEMAEE - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado; Ramilson Alexandre, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, vice-presidente da FEDEFAL - Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas; Professor, Luciano Torres, representando os diretores escolares. Apresentação: Grupo de flautas da Escola Municipal João Paulo II; Escola Miguel Matias e Escola Zenóbia Ferreira, homenagem às pessoas especiais. Palestrante, Elisangela Leal de Oliveira Mercado, professora, doutora da UFAL - Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação de Maceió, que abordou o tema: Inclusão Escolar de crianças com Síndrome Congênita do Zika e outras Deficiências na Educação. Foi uma tarde encantadora, com alunos, professores, cuidadores, coordenadores, diretores, demais instituições, autoridades do município e público em geral, na comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Dia, 29 de agosto - Grande caminhada em Luziápolis. Dia, 30 de agosto - Grande evento na atual cidade.
Agosto Verde - Simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. Esse evento tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais. Com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa.
Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social, isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.
Durante esses dias, as escolas do município e a comunidade prestaram homenagens às pessoas especiais.
O evento terminou por volta das 17 horas, com locução de Renilton Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário