quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Sala de Leitura da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, faz visitas em salas de aula e comemora o Dia do Folclore - 22 de Agosto












Na última quarta-feira, 22 de agosto - Dia do Folclore, o professor, Renilto Paulino (Renilton Silva), representando a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, em sua sala de leitura, visitou a turma do 5º Ano ''C'', do professor Alexandre Lima. Falou sobre a importância do folclore, onde na oportunidade exemplificou uma pequena explanação da cultura popular; fez adivinhações, leu provérbios, trava-línguas e no final contou algumas piadas, onde os alunos ficaram encantados com os momentos sérios e divertidos da situação. Na quinta-feira, 23/08, foi a vez de visitar a turma do 5º Ano ''B'', da professora, Edriane Gomes e 5º Ano ''A'', no comando do professor, Francisco José (Chiquinho), seguindo um repertório dinâmico, na referida escola.

Como o mês de agosto oferece muitas novidades e conhecimentos, focamos a grande incentivação em prol de momentos encantáveis, rumo à expressão popular e admiração pela leitura.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk(que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).
Assim, folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz".
A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.
Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração.

Temos: Lendas, parlendas, adivinhações, provérbios, trava-línguas, piadas, cantigas, comidas típicas, etc.

A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.
Destacam-se outras inúmeras atividades que estão relacionadas com a identidade cultural de cada localidade.


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE – Localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas, telefone 3275 1336. Dispõe de salas amplas, profissionais capacitados, turmas de 1ºs aos 5ºs anos do ensino fundamental, e EJA – Educação de Jovens e Adultos. É destaque no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.


Somos uma escola destaque, referência nacional, onde buscamos a cada dia, uma educação mais justa, capaz e transformadora do conhecimento.  Nosso compromisso é formar cidadãos éticos, críticos e participativos.


Coordenadores: Professora, Patrícia Ferreira; professora Selma Oliveira; e professor André Nascimento.

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira; e professora Quitéria Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário