domingo, 4 de junho de 2017

Neste domingo, Programa Domingo Musical ''Forrozão 2017'', das 13 às 18 horas, com muito forró para você, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, apresentação Renilton Silva

Resultado de imagem para FOTOS DE MÚSICAS NORDESTINAS



Fique ligado no nosso Programa DOMINGO MUSICAL ''Forrozão 2017'', pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, hoje das 13:00 às 18:00 horas, com uma seleção impecável de forró - Forró pé de serra e muito mais. Apresentação, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você.

Programa Domingo Musical ''Forrozão 2017'', pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM - Com músicas que fazem a animação no Nordeste Brasileiro


Festas juninas

As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

·         Relação das festas juninas com o catolicismo popular

As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.

É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.

·        
Relação das festas juninas com as tradições rurais brasileiras

As festas juninas formaram-se também no seio das tradições populares rurais, como a tradição caipira do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a tradição do interior do Nordeste (inclui elementos como o maracatu rural, que também faz parte do Carnaval), as tradições amazônicas, entre outras.

Por serem festas de caráter rural, as comidas típicas feitas à base de alimentos cultivados nas regiões do interior também são elementos importantes. É o caso dos pratos compostos à base de amendoim, como paçoca e pé de moleque, ou à base de milho, como pamonha, canjica, bolo de milho, angu etc. Há ainda aqueles que preferem o milho-verde assado na fogueira.

Faz parte também das festas juninas, com destaque fundamental, o cenário adornado com bandeirolas coloridas, os trajes típicos do interior e a famosa dança da quadrilha. A quadrilha tem origem francesa e foi introduzida no Brasil na época da vinda da Família Real Portuguesa, no início do século XIX. É interessante notar algumas expressões aportuguesadas do francês das cantigas de quadrilha, como “anarriê”, “alevantú” e “balancê”.

Outros elementos que se destacam nas festas juninas são explosivos à base de pólvora, como traques, bombinhas, estalinhos e jorrões.

Por Me. Cláudio Fernandes

Neste mês de junho, estaremos vivenciando as Festas Juninas, em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro: 13 de junho - Dia de Santo Antônio; 24 de junho - Dia de São João; 29 de junho - Dia de São Pedro. Serão 4(quatro) domingos de muito forró dentro do nosso Domingo Musical

Acompanhe pelo som do seu rádio ou através do seu aparelho celular.

Atenção: No mês de abril deste ano, o nosso Programa Domingo Musical, completou 15 anos de existência e sucesso. 

Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário