terça-feira, 29 de agosto de 2017

SEMED realiza seminário no “Agosto Verde” em homenagem às pessoas com deficiência















































A SEMED - Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Alegre - AL, realizou ontem, 28 de agosto, pela manhã e à tarde, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre, Seminário com o tema: Justiça Social é: # Inclusão. É a XXI Semana da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa.

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com suas escolas, realizou no mês de agosto, diversas ações em comemoração ao mês das pessoas com deficiência, que está sendo chamado de “Agosto Verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. Muitas pessoas usaram um laço verde nessa campanha.

O evento contou com um grande público de vários prosseguimentos:  Profissionais da educação, da saúde, assistência social, membros da Adefical e demais pessoas e instituições. Contamos também com as presenças da secretária de educação do atual município, professora Graciene Alencar; Kellyn Rafaella, presidente da Câmara de Vereadores; vereadores, Jeane Nascimento, Lakinho, Toinho Ferreira, G Correia, Jura e André Nascimento; Secretário de Cultura, radialista Márcio José; Procuradora do município, doutora Karla Falcão; professora Isabella Correia, diretora do CMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado; Gilvânia Paz, coordenadora da Educação Especial; Eliane, representando a ADEFICAL.

Pela manhã, a psicóloga Anne Karoline, que é irmã do professor Pedro Timóteo, fez uma justa homenagem ao escritor Claudionor Rocha, pois o Claudionor, Ramilson Alexandre e outros foram medalhistas dos Jogos Paraalímpicos representando Campo Alegre. Tivemos apresentações culturais – alunos da sala do AEE – Atendimento Educacional Especializado, das escolas: Hildebrando Veríssimo Guimarães e Felizardo Souza, além do Grupo Erudição.

Em seguida: palestra, com o tema ‘’A Legislação voltada para a pessoa com deficiência’’, com a procuradora do município local, doutora Karla Falcão.

Aconteceram depoimentos e testemunhos de professores e pais de alunos.

Palestra com a psicóloga, Martha Eugênia, que falou sobre ‘’Os cuidados direcionados às pessoas com deficiência’’

À tarde, o evento deu início a mais um seminário. Na receptividade, músicos da Filarmônica Emeriato Pereira Lima desta cidade, abrilhantaram a todos com canções tocáveis, sobre a maestria de Walber Berreza.

Estiveram presentes: Gilvânia Paz, coordenadora da Educação Especial, que também representou a SEMED - Secretaria Municipal de Educação; Isabella Correia, diretora do CMAEE; Ramilson Alexandre, presidente da ADEFICAL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; Professoras Olga e Delvânia; cuidadoras; e mais uma vez a psicóloga Anne Karoline. Demais categorias e representantes de setores públicos de Campo Alegre participaram do evento.

Alunos das escolas: Miguel Matias e Hildebrando Veríssimo Guimarães fizeram suas apresentações culturais.

Seguindo a pauta: A psicóloga do CMAEE Anne Karoline e a terapeuta ocupacional, Veruska falaram sobre ‘’ Políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência’’ e ‘’A escola inclusiva, como tem que ser’’?. Isabella Correia explicou um pouco a dinâmica de trabalhos no CMAEE. E para encerrar a programação, as professoras Aldevânia e Antônia falaram sobre experiências exitosas com alunos na sala de aula regular e na sala de recursos. No final, a professora Gilvânia Paz agradeceu a todos os presentes.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.
Agosto Verde”, simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. a comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.


O evento terminou por volta das 17 horas, com locução de Renilton Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário